Image
Image
 

Os artefactos (sejam eles digitais ou analógicos) devem propiciar um uso fácil e agradável aos seus utilizadores. Esta qualidade designa-se por Usabilidade. Este termo também é usado para definir um conjunto de métodos/técnicas e processos usados para avaliar e melhorar esta qualidade (e.g., aprendizagem; eficiência; memorabilidade; erros; satisfação) no design dos artefactos, contribuindo para uma melhor Experiência de Utilização (UX).

The artefacts (whether digital or analogue) should provide the users an easy and enjoyable use. This quality is called Usability. This word is also used to define a set of methods/techniques and processes used to evaluate and improve this quality (e.g., learnability; efficiency; memorability; errors and satisfaction) in the design of the artefacts, contributing to a better User Experience (UX).

Image

Tesourinhos da Usabilidade

Little treasures of usability

A iniciativa “Tesourinhos da Usabilidade”, que se insere no âmbito da celebração do Dia Mundial da Usabilidade, oferece-nos a oportunidade de compartilharmos casos de má usabilidade que vamos encontrando no nosso quotidiano. A análise destes casos de mau design permite-nos aprender, de forma divertida, importantes lições de design ao mesmo tempo que nos estimula a capacidade de observação critica do quotidiano.

Para participar basta que nos enviem uma fotografia do artefacto, acompanhada de informação de contextualização (a localização, o erro ou dificuldade sentida). As imagens serão partilhadas nas contas de Instagram e Facebook da UNIDCOM para votação pelo público, à qual se somará a votação do júri. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 8 de Novembro, durante o evento que marcará o Dia Mundial da Usabilidade.

The initiative “Little treasures of usability”, which is part of the World Usability Day celebrations, offers us the opportunity to share cases of bad usability which we are able find in our daily lives. The analysis of these cases of bad design allows us to learn, in a fun way, important design lessons while stimulating our daily life critical observation abilities.

To take part in this initiative/join usjust send us a photograph of the artefact accompanied by contextual information (e.g., location, major error or difficulty observed). The images will be shared on UNIDCOM’s Instagram and Facebook accounts for public voting, to which will be added the jury votes afterwards. The winners will be announced on November 8th, during the event that will mark the World Usability Day.

Image

Tesourinhos da Usabilidade

8 de Novembro - Dia Mundial de Usabilidade - Programa

Local: Auditório Veiga Simão, Lispólis
http://www.lispolis.pt/auditorios

15h00-15h30

Abertura

15h30-16h30

José Campos, Tangivel - “User Interface Design DYI  em 3 passos”

16h30-17h00

Rodrigo Ramirez, IADE-UE e UNIDCOM - "Activity theory, interaction design, and usability—or why Problem-based learning is the method of choice at IADE

17h00-17h30

Coffee-break

17h30-18h00

Tesourinhos da Usabilidade (análise dos casos mais interessantes)

18h00-19h00

Mesa redonda: "A colaboração das empresas no ensino do IxD"

Image

Icons made by Freepik from www.flaticon.com