Image

Luisa Margarida Guerra Marques Martinez

Email: luisa.martinez@universidadeeuropeia.pt
Degree: Master
Scientific Area:Architecture
Affiliation:Universidade Europeia
Category: Outra situação profissional (investigador de instituição de ensino superior)
ORCID: 0000-0002-5536-4042
Languages: Portuguese, English


Docente na Universidade Europeia, e Investigadora na UNIDCOM/IADE, Unidade de Investigação em Design e Comunicação.
Doutoranda em Gestão na Universidade Europeia. Pós-graduada em Gestão (Curso Geral de Gestão) pela Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Cor na Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa e licenciada em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa.

Tem lecionado as Unidades Curriculares de Marketing Operacional, Psicossociologia do Consumo, e Fundamentos de Marketing nas licenciaturas de Gestão e de Marketing e Publicidade. Entre os seus principais interesses de investigação incluem-se: cor, comportamento do consumidor, packaging, retailing, digital marketing, marketing e publicidade, e comportamento organizacional. É apaixonada por cor desde sempre, sendo associada (membro fundador) da Associação Portuguesa da Cor. Depois de trabalhar como Arquiteta durante mais de 10 anos, começou igualmente a interessar-se pelo mundo da Gestão. Criou uma marca de mobiliário para crianças (Poppy – Creativity Under Construction), sendo autora de todas as peças e responsável pela gestão da marca. Tem desenvolvido projetos de consultoria em comportamento do consumidor e cor, como freelancer, e em agências de Marketing e Comunicação. Vive em Lisboa, viveu na Holanda e nos EUA, e tem duas filhas.

Recent Publications

Martinez, L. M., Gameiro, D., Martinez, L. F., & Abreu, A. . (2017). The influence of color in anthropomorphic food packaging: Purchase intention and product attractiveness. In 1st International Youth Marketing and Media Forum, IPAM, Universidade Europeia. Lisbon, Portugal.

Martinez, L. M. (2017). O espaço de trabalho e o comportamento organizacional. Que espaço somos nós? Psychology Now – Revista Psicologia Na Atualidade, 35(março-abril), 91–100.

Bento, M. G., Martinez, L. M., & Martinez, L. . (2017). Brand engagement and search for brands on social media: Comparing Generations X and Y (Poster). In 18th EAWOP Congress (European Association of Work and Organizational Psychology). Dublin, Ireland.

Martinez, L. M. (2016, June 1). The association between complementary colors and mood states. ColorLab 12th Anniversary: The Future of Color and Light Research in Portugal. Lisbon, Portugal: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Martinez, L. M., & Abreu, A. M. (2016). The influence of complementary colors in workplaces. In Poster presented at the 15th TIBER Symposium on Psychology and Economics. The Netherlands: Tilburg University.

MASTER SUPERVISONS

Current
  1. Isabel Cruz. “Brand engagement: A relevância do design emocional e da cor”. 2017/19. Mestrado em Design, IADE – Universidade Europeia. [Co-orientação com Carlos A. Rosa – IADE].
  2. Zuzanna Witkowska. “The influence of color contrast in packaging on consumer behavior”. Mestrado em Gestão, Nova School of Business and Economics. Defesa a 24/09/2018. [Co-orientação com Luis F. Martinez – Nova SBE].


Concluded
    1. Allison White. “Complementary colors and consumer behavior: Emotional affect, attitude, and purchase intention in the context of web banner advertisements”. Mestrado em Gestão, Nova School of Business and Economics. 05/06/2018. [Co-orientação com Luis F. Martinez – Nova SBE].
    2. Diana Isabel da Silva Paquim Gameiro. “The influence of color on anthropomorphic food packaging: Parents’ purchase intention, the attractiveness of a product and children’s gender”. Mestrado em Gestão, Nova School of Business and Economics. 24/01/2017. [Co-orientação com Luis F. Martinez – Nova SBE].
    3. Maria Margarida Bartolomeu Silva. “Color as a visual cue: How does package color affect consumers’ perceptions?”. Mestrado em Gestão, Nova School of Business and Economics. 24/01/2017. [Co-orientação com Luis F. Martinez – Nova SBE].
    4. Marisa Isabel dos Santos Garcia Bento. “How different generations contact and search for brands on Social Media? Comparing Gen X and Y”. Mestrado em Gestão, Nova School of Business and Economics. 18/01/2016. [Co-orientação com Luis F. Martinez – Nova SBE].