Patrícia João Rodrigues Oliveira
Email: patricia.oliveira@universidadeeruopeia.pt
Degree: Mestrado
Scientific Area: Marketing
Category: Professor Adjunto
ORCID: 0000-0003-4888-6288
Awards: Tese de Mestrado vencedora da Competição Internacional de Comunicação 2018, organizada pela EDCOM (European Institute for Commercial CommunicationsEducation) e EACA (European Association of CommunicationsAgencies):
Languages: Português, Inglês
Em 2011 iniciei a minha licenciatura em Marketing e Publicidade no IADE onde consegui ganhar e aprofundar conhecimentos sobre a área do Marketing e Comunicação, áreas estas que sigo até hoje. O gosto pelos estudos e o conhecimento sempre tiveram grande peso nas minhas decisões, então decidi prosseguir com o Mestrado em Marketing, também no IADE, o qual me deu a oportunidade de escrever a tese “ Tourism & Hospitality Living Lab, A device to control tourism satisfaction and quality of life in the city” que foi vencedora do concurso mundial da melhor tese de mestrado organizado pela EDCOM/EACA _ Thesis Competition 2017-2018.
Tendo em conta a evolução das tecnologias de informação e comunicação que exercem grande influência nas áreas do Marketing, Comunicação e Design, em 2018 conclui uma pós-graduação em Marketing Digital na Universidade Lusófona.
Encontro-me neste momento a realizar um Doutoramento em Marketing e Estratégia na Universidade da Beira Interior, tendo como Orientador o Prof. Carvalho Rodrigues, e defendo como tese: O Marketing é um sistema de crenças”.
Em paralelo com a área académica trabalhei em empresas na área do Marketing e Comunicação, tais como Inbox Agency, Digital Group, ocupando funções de gestão como Campaign Manager e Key Account Manager, onde tive oportunidade de aplicar conhecimentos na gestão da comunicação de várias marcas. Atualmente assumo funções de Docente no IPAM, sendo responsável pelas Unidades Curriculares Gestão da Comunicação e Publicidade.
Encontro-me neste momento a realizar um Doutoramento em Marketing e Estratégia na Universidade da Beira Interior, tendo como Orientador o Prof. Carvalho Rodrigues, e defendo como tese: O Marketing é um sistema de crenças”.
Acredito que o meu projeto de investigação pode contribuir de forma significativa para a unidade de investigação – UNIDCOM, tendo em conta que assenta na busca de algoritmos matemáticos e protocolos que modelam aquilo que mais tarde se faz como design social.
Uma das áreas de estudo da UNIDCOM relaciona-se com Design de interação, que acompanha a transformação digital e estuda todas as interações que afetam o quotidiano das pessoas, quer ao nível profissional ou pessoal. A interatividade está em toda parte, e fruto deste processo de transformação digital, está a aumentar sua presença em aplicações, dispositivos, serviços e sistemas, saúde e segurança, educação e entretenimento, produção e transporte industrial.
Sistemas complexos, com uma grande quantidade de dados disponíveis, exigem do marketing, do Design e sobretudo do Design do Marketing, uma maior capacidade de compreensão e de medição dos dados para auxiliar a tomada de decisão.
Cada agente de um sistema tem acesso a uma realidade que é a sua própria experiência; porque os sistemas da vida dependem dos modelos e das estruturas de crenças vividas.
É necessário compreender e integrar sistemas de diferentes naturezas para que façam parte da experiência que é o corpo, a perceção e os sistemas de crenças – o conhecimento de cada um em relação a todos.
Sendo que o marketing de produto, processos, serviços ou ideias é desde a conceção à produção, o processo que determina que seja o escolhido e que a convolução da função do sistema de crenças com o universo de dados, determina os observáveis, o marketing consiste assim, na construção da função do sistema de crenças que transforme o objeto do marketing (produto) no dado com a máxima probabilidade de ser um observável.
Uma vez estabelecida a Função de Crença pode-se, com muito maior segurança, proceder ao Design do Marketing adequado, vocacionado, dirigido para o gruo social a que se destina. E este será, entre outros, o contributo para o Design tendo em conta a experiência do utilizador.
Research projects
- Project 1
- Project 2
- project 3
Publications
2017
List of publications for 2017
2016
List of publications for 2016
2015
List of publications for 2015
2014
List of publications for 2014
2013
List of publications for 2013
Ph.D. SUPERVISONS
Current
- Student: Student's Full Name
Title: Thesis Title
Date: Year
Area: Area
Concluded
- Student: Student's Full Name
Title: Thesis Title
Date: Year
Area: Area
MASTER SUPERVISONS
Current
- Student: Student's Full Name
Title: Thesis Title
Date: Year
Area: Area
Concluded
- Student: Student's Full Name
Title: Thesis Title
Date: Year
Area: Area