Image

Sofia Couto Martins

Email:sofiacmartins@gmail.com
Degree:Mestre
Scientific Area: Design e Produção Gráfica
Affiliation:UE-IADE
Category: Professor Assistente
ORCID: 0000-0003-0924-5744


As Artes Plásticas são a base da sua formação o que contribuiu para o seu desenvolvimento criativo, intelectual e crítico através da exploração das várias formas de expressão e da Teoria da Arte. Ao nível do bacharelato explorou a vertente da escultura através da experimentação de diferentes matérias plásticas. Na licenciatura desenvolveu e aprofundou investigação prática e teórica na área da fotografia de grande formato. Licenciou-se na Escola Superior de Tecnologias de Gestão de Arte e Design das Caldas da Rainha em 2003. No Master em Design e Produção Gráfica da Universidade de Barcelona, desenvolveu competências conceptuais e práticas na área do Design, Comunicação e produção.

Entre 2012 e 2017 foi colaboradora de investigação da equipa do Ideas (R)evolution – Unidcom – IADE-UE, um grupo de investigação com a base em metodologias de design thinking, de diversos trabalhos destaca-se a participação como facilitadora nos workshops do projeto da EDP “User Centered Innovation Program”, nos workshops da Cofidis e, da relação de trabalho e cumplicidade estabelecida entre a GUDA e o Ideas (R)evolution no desenvolvimento e construção da estratégia de comunicação da Marca Caldas e da Marca Oeste Ativo onde, para além da aplicação da metodologia, desenvolveu-se o grafismo e os diferentes materiais de divulgação de ambas as marcas. Partindo também dos resultados da aplicação da metodologia Ideas (R)evolution – Design Thinking para a construção da estratégia de comunicação da marca desenvolveu também a Marca Vur Sur Mons, um do projeto habitacional na Bélgica e respectivas aplicações gráficas para a comunicação da marca. A partir de uma série de workshops onde participou como facilitadora desenvolveu a imagem gráfica das Aldeias de Montanha, um projeto resultante da implementação da metodologia Ideas(r)evolution. Participou como facilitadora no projeto para a ACIS – Associação Empresarial dos Concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos, desenvolvido através da parceria com o IDEAS(R)EVOLUTION.

Designer experiente que combina uma carreira académica e uma vertente profissional que levou, em 2009, à criação do atelier de design GUDA – Give U Design Art, Lda, na qual é sénior designer. Actualmente a GUDA faz parte do consórcio do Projeto Europeu URBINART - urban regeneration natura based solutions, liderado pelo CES - Centre for Social Studies da Universidade de Coimbra, com o intuito de, aplicando metodologias de design thinking, participar no desenvolvimento conceptual e prático dos objetivos do projeto. 

Sofia Martins é atualmente Doutoranda em Design pelo IADE – Creative University estando a desenvolver uma tese sobre a evolução do design thinking e dos processos criativos com o título Evolutional Design – desenvolvimento de um modelo experimental e operacional para um processo de design, de acordo com os princípios do evolucionários.
Docente desde Setembro de 2016 do IADE – Universidade Europeia e cocoordenadora da Pós-graduação de Design Thinking & Prototyping. No ano letivo de 2016/17 lecionou as unidades curriculares de Comunicação Publicitária da Licenciatura de Marketing e Publicidade, Networking & Innovation do Mestrado de Design Management, Immersive Creativity na Pós-graduação Design Thinking&Prototyping. Desde de Setembro de 2017 leciona as unidades curriculares de Comunicação Publicitária da Licenciatura de Marketing e Publicidade; Metodologias do Design e Project Profissional do Curso de Design Global; Direção Criativa e Cocriação e Living Lab do Mestrado de Design e Publicidade; Design Thinking Lab I e Immersive Creativity na Pós-graduação Design Thinking & Prototyping. É investigadora na Unidcom – IADE-EU.

Lecciona desde de Setembro de 2017 as unidades curriculares de Brand Identity e Projecto I e II do Curso de Design da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa. 

As Artes Plásticas estão na base da sua formação e do seu desenvolvimento criativo, intelectual e crítico. Ao nível do bacharelato e da licenciatura explorou a vertente da escultura e aprofundou investigação prática e teórica na área da fotografia de grande formato, na Escola Superior de Tecnologias de Gestão de Arte e Design das Caldas da Rainha em 2003. No Master em Design e Produção Gráfica da Universidade de Barcelona, desenvolveu competências conceptuais e práticas na área do Design, Comunicação e Produção Gráfica. Como designer combina uma carreira académica e a vertente profissional que a levou, em 2009, à criação do atelier de design GUDA – Give U Design Art, Lda, na qual é sénior designer. Entre 2012 e 2017 foi colaboradora de investigação da equipa do Ideas (R)evolution – Unidcom – IADE-UE, um grupo de investigação com a base em metodologias de design thinking e da cumplicidade estabelecida entre a GUDA e o Ideas (R)evolution desenvolve estratégias de comunicação, de marca e de inovação. Dentro da investigação participou na organização de 5 conferências internacionais sobre processos criativos. Atualmente desenvolve investigação no Cluster Envision future - Speculative Design Research – UNDICOM-IADE-UE. Sofia Martins é atualmente Doutoranda em Design pelo IADE – Creative University estando a desenvolver uma tese sobre a evolução do design thinking e dos processos criativos com o título Evolutional Design – concepção de um modelo experimental e operacional para o processo de design, com base nos princípios do evolucionários nas diferentes áreas científicas.  

Docente desde Setembro de 2016 do IADE – Universidade Europeia e cocoordenadora da Pós-graduação de Design Thinking & Prototyping. No ano letivo de 2016/17 lecionou as unidades curriculares de Comunicação Publicitária da Licenciatura de Marketing e Publicidade, Networking & Innovation do Mestrado de Design Management, Immersive Creativity na Pós-graduação Design Thinking&Prototyping. Desde de Setembro de 2017 leciona as unidades curriculares de Comunicação Publicitária da Licenciatura de Marketing e Publicidade; Metodologias do Design e Project Profissional do Curso de Design Global; Direção Criativa e Cocriação e Living Lab do Mestrado de Design e Publicidade; Design Thinking Lab I e Immersive Creativity na Pós-graduação Design Thinking & Prototyping. É investigadora na Unidcom – IADE-EU. 

Docente desde Setembro de 2017 na ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias no curso de Design onde leciona as unidades curriculares de Projeto I e II e Identidade de Marca.