"BRANDING + DESIGN: A ESTRATÉGIA NA CRIAÇÃO DE IDENTIDADES DE MARCA" - MASTER CLASS COM SANDRA CAMEIRA
21th of February
@IADE´s Campus Santos, Lisbon
Register here
Nesta palestra, Sandra Cameira falará da sua pesquisa sobre evolução no campo do design de identidades visuais motivada pela inclusão do branding nos projetos. Na sua pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, foram investigadas as trajetórias dos principais escritórios de design brasileiros especializados na criação de sistemas de identidade visual e a metodologia por eles empregada nos últimos 40 anos. Por meio da análise comparativa de quatro estudos de caso, foi possível constatar mudanças nos pontos de vista metodológico e mercadológico, para o campo do design em relação à prática anteriormente adotada nos projetos de identidade visual, sem branding. A análise dos resultados apresenta um novo estado da arte no campo do design de identidades visuais e contribui para ampliação do repertório do designer, disseminando conceitos e fundamentos teóricos sobre branding, que podem conduzir este profissional a uma atuação mais estratégica e especializada, uma vez que a maioria dos designers brasileiros teve sua formação pautada sob os princípios e conceitos da escola racionalista e funcionalista de design, em um pensamento muito mais voltado para o caráter visual e pragmático de uma marca do que para o estratégico e subjetivo.
Em 2014, essa pesquisa recebeu menção honrosa na categoria Trabalhos não-publicados no 28º Prêmio Design MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira– instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – e foi transformada em um livro, publicado em 2016, pela Editora Senac São Paulo: Branding + Design: A Estratégia na Criação de Identidades de Marca, que será oficialmente apresentado em Portugal na sequência desta palestra no IADE – Universidade Europeia.
Sobre o livro
Branding + Design | A estratégia na criação de identidades de marca é uma obra de referência para os estudantes e profissionais de áreas como design, publicidade, marketing, e também para interessados em conhecer mais sobre o processo de nascimento de uma marca e de sua identidade visual. Tem sido adotada no Brasil como bibliografia em cursos de graduação em design gráfico, publicidade e pós-graduação em branding.
A obra cumpre o intuito de enriquecer a bibliografia sobre as relações entre marca, identidade visual, identidade corporativa e branding na concepção, construção e gestão de marcas corporativas no campo do design gráfico. Nela, a autora reúne projetos de construção de identidades de marca que incluíram ou não a criação da estratégia de branding, traça um paralelo entre as metodologias desses estudos de caso e explica as contribuições que esta nova prática trouxe para o campo profissional do design brasileiro.
About Sandra Cameira
Sandra Ribeiro Cameira é mestre em design e arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e bacharel em comunicação visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora do Bacharelado em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Senac e também é docente no de pós-graduação em branding da Business School São Paulo.
Trabalhou como designer e diretora de arte em agências do Rio de Janeiro e de São Paulo. Desde 2001, é sócia do escritório Id Design Planejamento e Projeto Gráfico, em São Paulo, onde atua, principalmente, com projetos de construção de marca e comunicação institucional.