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Ana Maria Garcia Nolasco da Silva

Email: analascosapopt@gmail.com
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Estética e Filosofia da Arte
Affiliation:Instituto Politécnico de Lisboa - Esdola Superior de Educação de Lisboa
Category: Professor adjunto convidado
ORCID: 0000-0002-8139-1706


Nasceu em Lisboa. Doutorada e Mestra em Estética e Filosofia da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e licenciada em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Lisboa, Departamento de Artes.

Os seus interesses na investigação focam-se nas sinergias criadas pelo cruzamento cultural entre África e Portugal, na área do design, da arte e do artesanato tendo delimitado a área de estudos às ilhas macarronésias lusófonas e às novas constelações criadas pelas migrações contemporâneas em Portugal continental.

Publicou vários ensaios sobre teoria da arte e design e tem participado regularmente em Conferências Internacionais na mesma área. Publicou vários ensaios sobre teoria da arte e tem participado regularmente em Conferências Internacionais na mesma área.

Recent Publications

2017

Nolasco, A. (2017, October). Chair of the Conferência Internacional “Rhizomes”, 24 e 25 de Outubro de 2017. Funchal, Portugal.

Nolasco, A., Gonzaga, S., & Duarte, E. (2017). Senses & Sensibility’17: Design Beyond Borders and Rhizomes. Proceedings book of UNIDCOM/IADE Conferences, 24-27 October 2017(Portugal). Lisbon: Edições IADE.

2016

Nolasco, A., & Bárrios, J. (2016). A “carne” do visual: o hibridismo e visualidade háptica; estudos de caso na Madeira e nos Açores. In In CONFIA – Conferência Internacional de ilustração e animação.

Nolasco, A. (2016). O gesto político em germe: arte, artesanato, design e feminismo: perspetivas insulares atlânticas. In III Encuentro Ibérico de Estética: ‘Estéticas políticas, políticas estéticas.’Sevilla, Spain: Universidad de Sevilla.

Nolasco, A. (2016). Inovação, arte e design: arquipélagos criativos emergentes. As influências nos processos criativos contemporâneos entre as ilhas macaronésias lusófonas, África e Portugal.

Nolasco, A. (2016). Ilhas crioulas, ilhas brancas: o corpo performático, artesanato e feminismo no Atlântico lusófono pós-colonial. In III Congreso de Estudios Poscoloniales y IV Jornadas de Feminismo Poscolonial – “Interrupciones desde el Sur: habitando cuerpos, territorios y saberes.”Buenos Aires, Argentina. Retrieved from https://www.dropbox.com/s/z9kpv91c459kr6q/Corpo

Nolasco, A., & Bárrios, J. (2016). O hibridismo e a visualidade háptica: estudos de caso na Madeira e nos Açores. In 4aConferência Internacional em ilustração e animação. Barcelos, Portugal: Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

Nolasco, A., & Bárrios, J. (2016). Experiência Estética na Arte e no Design; casos de estudo. In Atas do VII Encontro do CIED - II Encontro Internacional estética e Arte em Educação, Escola Superior de Educação, 2016(pp. 348–360).

Nolasco, A. (2016). Mapeamentos das sinergias entre culturas e arte no contexto das migrações contemporâneas: casos de estudo. In U. Sidoncha & C. Moura (Eds.), Culturas em Movimento - Livro de atas do I Congresso Internacional sobre Cultura(pp. 689–702). Covilhã: LABCOM.IFP.

Nolasco, A., & Bárrios, J. (2016). Devires Africanos: o hibridismo, a dramatização e o gesto pictórico nas ilhas de S. Tomé e Príncipe e Cabo verde. In III Congreso de Estudios Poscoloniales y IV Jornadas de Feminismo Poscolonial – “Interrupciones desde el Sur: habitando cuerpos, territorios y saberes”(pp. 1–12). Buenos Aires, Argentina. Retrieved from https://congresoestudiosposcoloniales.wordpress.com/

Nolasco, A. (2016). Da representação à experiência: um percurso pela paisagem na obra de João Queiroz. Revista Croma, Estudos Artísticos, 4(7), 135–143. Retrieved from http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23761/2/ULFBA_PER_croma7_p135-143.pdf

2015

Nolasco, A. (2015). Designing Ideas: a project in social design within an educa8onal framework. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 198–203). Lisbon, Portugal: UNIDCOM/IADE. Retrieved from https://www.dropbox.com/sh/1tonbljvv5eb5xj/AAA4nCRr6jOn_9PwLTQNiFo4a?dl=0