Image

António João Aires Pimenta da Gama

Email: antonio.gama@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area:Direção de Empresas e Gestão de Marketing
Affiliation: UE-IADE
Category: Professor associado
ORCID: 0000-0002-1402-296X
Research Interests: Performance e métricas de marketing; Auditorias de marketing; Método do estudo de caso


CARGOS DESEMPENHADOS E PARTICIPAÇÃO EM ORGÃOS
• Coordenação do Mestrado em Marketing do IADE (2007-2017);
• Coordenação da Área Cientifica de Marketing, Publicidade, e Gestão do IADE (2007-2017);
• Membro do Conselho Científico do IADE (2006-2016);
• Vice-Presidente do Conselho Científico do IADE-U (2013-2015);
• Membro da UNIDCOM/IADE (desde 2007).

RESUMO DE PUBLICAÇÕES
• 2 livros como autor;
• 1 livro como coordenador (edição internacional);
• 8 capítulos de livros (7 em edições internacionais);
• 8 artigos em revistas com arbitragem científica (5 em publicações internacionais indexadas)
• 11 comunicações em conferências com arbitragem científica.

MEMBRO DE COMISSÕES CIENTÍFICAS
• Integração de comissões científicas em conferências internacionais (p.e. UNIDCOM, ARSA, HASSACC, ICTIC, CIMODE, AMA-American Marketing Association);
• Revisão de artigos em publicações internacionais (p.e. Measuring Business Excellence, International Journal of Business Research & Development (IJBRD), Asia Pacific Management Review, Athens Journal of Business and Economics).

REFERENCIAÇÃO DE TRABALHOS
Trabalhos citados em publicações cientificas internacionais indexadas (p.e. Industrial Marketing Management; Marketing Intelligence & Planning, Asia Pacific Management Review; Journal of Accounting, Ethics and Business Policy, Measuring Business Excellence, International Journal of Business Innovation and Research)

Publications

MAIN PUBLICATIONS

Gama, A. P. da. (2017). A Balanced Scorecard for Marketing. International Journal of Business Performance Management, 18(4), 476–494. https://doi.org/10.1504/IJBPM.2017.10007483

Gama, A. P. da. (2016). A Balanced Scorecard for Marketing. International Journal of Business Performance Management.

Pereira, P., Gama, A. P. da, & Casaca, J. A. (2015). Total market orientation, marketing effectiveness and organizational innovation. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 389–396). Lisbon, Portugal: UNIDCOM/IADE.

Casaca, J. A., & Gama, A. P. da. (2014). Big Data Performance: The Marketeers Perspective. Journal of Management and Marketing, 2(1), 41–46.

Zarco, A., Merino, D., & Gama, A. P. da. (2013). El balanced scorecard, análisis de la performance en las empresas. In A. P. da Gama & M. P. M. Ruiz (Eds.), Análisis de la Performance en las Empresas: Una Perspectiva Integrada(pp. 253–281). Barcelona, Spain: Editorial UOC.

Ruiz, M. P. M., & Gama, A. P. da. (2013). Un nuevo planteamiento en la evaluación de la performance. In A. P. da Gama & M. P. M. Ruiz (Eds.), Análisis de la Performance en las Empresas: Una Perspectiva Integrada(pp. 55–77). Barcelona, Spain: Editorial UOC.

González, I., & Gama, A. P. da. (2013). Conceptos generales y estructura de un sistema de control de gestión. In A. P. da Gama & M. P. M. Ruiz (Eds.), Análisis de la Performance en las Empresas: Una Perspectiva Integrada(pp. 215–249). Barcelona, Spain: Editorial UOC.

Yusta, A., & Gama, A. P. da. (2013). La perspectiva de marketing. In A. P. da Gama & M. P. M. Ruiz (Eds.), Análisis de la Performance en las Empresas: Una Perspectiva Integrada(pp. 105–125). Barcelona, Spain: Editorial UOC.

Gama, A. P. da, & Ruiz, M. P. M. (2013). La problemática genérica de la evaluación de la performance – Introducción. In A. P. da Gama & M. P. M. Ruiz (Eds.), Análisis de la Performance en las Empresas: Una Perspectiva Integrada(pp. 15–40). Barcelona, Spain: Editorial UOC.

Resino, J., & Gama, A. P. da. (2013). Modelos de evaluación y gestión de la calidad, análisis de la performance en las empresas. In A. P. da Gama & M. P. M. Ruiz (Eds.), Análisis de la Performance en las Empresas: Una Perspectiva Integrada. Barcelona, Spain: Editorial UOC.

MASTER SUPERVISONS



Concluded
  1. Magdalena Laura Teta, Dissertação “Influência da Orientação para o Serviço na Performance Empresarial: Análise do Caso BFA”, Dezembro 2015, Mestrado em Marketing
  2. Ana Rita Perez Fernandez, Projeto “Plano de Fidelização de Clientes no Setor Hoteleiro – Aplicação de um Estudo de Caso: Casa das Aguarelas”, Novembro 2015, Mestrado em Marketing
  3. Patrícia João Passos Pereira, Dissertação “Orientação Total para o Mercado, Eficácia do Marketing e Inovação Organizacional”, Novembro 2015, Mestrado em Marketing
  4. Catarina da Silva Ferreira Lopes, Dissertação “Marcas do Distribuidor: As Razões do seu Sucesso”, Dezembro 2013, Mestrado em Marketing
  5. Tiago Estanislau da Costa, Dissertação “Consequências do Grau de Implementação do Marketing Interno: Evidência de um Estudo de Caso”, Outubro 2012, Mestrado em Marketing
  6. Sandra Caetano dos Santos, Dissertação “A Orientação para o Serviço: Evidência do Ensino Superior Privado”, Março 2010, Mestrado em Marketing de Serviços
  7. Catarina Leal de Faria, Dissertação “A Qualidade de Serviço no Sector das Telecomunicações: Aplicação a um Estudo de Caso”, Março 2010, Mestrado em Marketing de Serviços
  8. Ana Lúcia da Silva, Projeto “Mechuar Café-Bar”, Fevereiro 2009, Mestrado em Publicidade
  9. Clarisse Cláudia Caetano, Projeto “Plano de Negócios da Empresa de Animação Turística Equinócio, Lda”, Fevereiro 2009, Mestrado em Publicidade