Image

António Manuel Nunes Pereira

Email: antonio.nunes.pereira@universidadeeuropeia.pt
Degree:Doutoramento
Scientific Area: História de Arquitectura
Affiliation: UE-IADE
Category: Professor Associado
ORCID: 0000-0002-4473-3519
Languages: Portuguese, German, English
Research Interests:
História da Arquitectura e do Design; Arquitectura dos séculos XVI e XVII; Arquitectura e Design do século XIX; Palácios-Museus;


Enquanto o curso superior de Arquitetura foi realizado num contexto nacional, na Faculdade de Arquitetura da antiga Universidade Técnica de Lisboa (1985-1990), já uma pós-graduação em História da Arquitetura e Património Edificado, assim como o doutoramento (tema: Arquitetura religiosa Cristã da segunda metade do século XVI e primeiras décadas do século XVII em Goa, Índia) foram realizados num contexto internacional na Universidade Técnica da Renânia-Vestfália de Aachen, Alemanha (1991-2003). Em particular o doutoramento (redigido em alemão) reuniu diversas componentes, tais como levantamento e análise de fontes escritas, levantamento e registo desenhado do edificado com utilização de técnicas de fotogrametria, comparação com exemplos da arquitetura religiosa e tratadística europeia na perspetiva da História da Arquitetura. O trabalho foi realizado entre Alemanha, Portugal e Goa (Índia).

A estas atividades juntou-se a atividade letiva na mesma universidade alemã, num contexto académico completamente diferente do português, nas UCs de levantamento de edifícios e projeto de intervenção em património arquitetónico.

Já no IADE, onde sou docente desde 2003, pude dar continuidade a esta investigação na UNIDCOM/IADE, interligando a arquitetura religiosa a questões da matemática, próprias do Renascimento europeu, como investigador responsável do projeto de investigação “Arquitectura e Matemática” (POCI-PPCDT/AUR/60935/2004) financiado pela FCT, Lisboa.

Sou desde Outubro de 2010 diretor do Palácio Nacional da Pena e desde Fevereiro de 2015 também do Palácio de Monserrate e Chalet da Condessa d’Edla, Sintra. Esta atividade concilia a investigação e a ligação com as universidades e institutos de investigação, a divulgação (também científica) e valorização do património através do restauro do edificado e acervo, assim como de uma política de aquisições de bens culturais que já fizeram parte do acervo dos edifícios mencionados. Esta atividade desenvolve-se inserida numa empresa capitais exclusivamente públicos (Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.), ou seja, num contexto empresarial, de sustentabilidade (independência) financeira, com capacidade de efetuar investimentos de reabilitação, restauro e reformulação museológica do património à sua guarda. Às competências científicas e técnicas juntam-se competências de formação dos agentes de mediação com o público (guias turísticos), assim como de divulgação cultural junto da comunicação social. Também a colaboração com o departamento de eventos culturais através do planeamento de atividades como concertos e visitas temáticas se insere nesta atividade de diretor.

A internacionalidade do meu percurso profissional consolidou-se na atividade de Tesoureiro-adjunto do ARRE, European Royal Residences Network, desde o início de 2017.

Publications

2017

Pereira, A. N. (2017). Traços do Romantismo Inglês na Serra de Sintra: a Quinta de Monserrate. In Monserrate Revisitado. A Coleção Cook em Portugal(pp. 31–41). Lisbon, Portugal: Caleidoscópio.

Pereira, A. N. (2017). Park und Schloss Pena: der Gestaltungsbeginn von Sintras romantischer Kulturlandschaft. In Zweite Schweriner Welterbetagung 13-14 Oktober 2016(pp. 201–210). Schwerin, Germany.

2016

Pereira, A. N. (2016). Park und Schloss Pena: der Gestaltungsbeginn von Sintras romantischer Kulturlandschaft. In Zweite Schweriner Welterbekonferenz: Residenzensemble Schwerin – Kulturlandschaft des romantischen Historismus: Conjunto Palaciano de Schwerin, Neustädtisches Palais Schwerin. Berlin, Germany.

2014

Pereira, A. N. (2014). O romantismo revisitado: Raul Lino e o Palácio da Pena. In Colóquio Nacional Sobre Raúl Lino em Sintra - II Ciclo de Conferências. Sintra, Portugal: Casa dos Penedos.

Ph.D. SUPERVISONS

Current
  • Student: Ilídio Jorge Costa Pereira da Silva
    Title: A arquitectura cenobítica dos Cónegos Regrantes de St.º Agostinho em Portugal
    Date: 2008
    Area: Doutoramento em Arquitectura, Universidade do Minho

  • Student: Susana Teresa Patrício Pereira
    Title: Design e Herança Cultural: Comunicação em Palácios/Museu
    Date: 2017
    Area: Doutoramento em Design, IADE - Universidade Europeia (orientador)



Concluded
  • Student: Mariana Pimentel Fragoso Schedel
    Title: Palácio da Pena 1839-1885 – Casa de D. Fernando II de Saxe-Coburgo. Morada e Museu
    Date: 2012-2016
    Area: Doutoramento em História da Arte Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa

MASTER SUPERVISONS

Current
  • Student: Sara Filipa Ferreira Gonçalves
    Title: Palácio Nacional da Pena: Contributos para o estudo dos seus interiores e das alterações do respetivo acervo (1910-1940)
    Date: 2017
    Area: Mestrado em Museologia, Universidade Nova de Lisboa