Image

Carlos Alberto Miranda Duarte

Email:carlos.duarte@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area:Engenharia de Produção
Affiliation:UE-IADE
Category: Professor Catedrático
ORCID: 0000-0002-1811-7608
Awards:Prémio de Sustentabilidade Gold Mercury e Personalidade do Ano, Gold Mercury International (GMI) e a Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) – 2010; Sócio Honorário do Clube de Criativos de Portugal – 2016.
Languages: Portuguese
Research Interests:


Professor Catedrático. Licenciado em Design na opção de Design Industrial pelo IADE - Escola Superior de Design, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade da Beira Interior e agregado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Pró-Reitor da Universidade Europeia para as relações internacionais e inter–institucionais. É também, desde 2014, Professor Catedrático do IADE - Universidade Europeia, tendo assumido os cargos de Presidente do Conselho de Direção do IADE - Escola Superior de Design (2006 –2012); Presidente do Conselho de Direção do IADE - Escola Superior de Marketing e Publicidade (2007 –2012); Presidente do IADE (2008-2014); Reitor do IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário (2014-2016).

Colabora com a Rede Nacional de Mentores do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., no âmbito da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo – StartUP Portugal (desde 2015); é membro na qualidade de stakeholder do Projeto KATCH_e: uma Aliança de Conhecimento entre instituições do ensino superior, empresas e centros de investigação.

Foi membro da Comissão de Especialistas em Design e Artes Plásticas, DGES – Direção Geral do Ensino Superior (2006-2009); membro do Painel de Avaliação do Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-doutoramento na área da Arquitetura, Urbanismo e Design, FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (2012); membro do Júri para os Prémios Nacionais de Design, Troféu Sena da Silva – Carreira, Centro Português de Design (2003).

Foi distinguido como sócio honorário do Clube de Criativos de Portugal (2016); com o Prémio de Sustentabilidade Gold Mercury e Personalidade do Ano, atribuído pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal e a Gold Mercury (2010).

Desde 2003, coorganizou várias conferências internacionais bianuais da UNIDCOM/IADE, intituladas “Senses & Sensibility", já com nove edições realizadas; foi ainda coorganizador do ARW-NATO em Eilat, Israel - Advanced Research Workshop: Hypermedia Seduction for Terrorist Recruiting, em associação com a Freie University of Berlin, Alemanha e o Institute for Counter-Terrorism, Herzliya, Israel (2006).

Publicou em revistas indexadas, capítulos de livros e artigos em atas de reuniões científicas internacionais, bem como, supervisionou com sucesso estudantes de doutoramento. Participou ainda em mais de 30 júris nacionais e internacionais de doutoramento e de agregação.

Domínio de especialização: design industrial ou de produto e a sua relação com os sistemas de crenças para o estabelecimento de uma medida relativista da simplicidade e da complexidade, enquanto parâmetro quantitativo para as diferentes existências em design.

Publications

2017

Duarte, C. A. M. (2017). Mutual aid: as an evolutionary process of cooperation in design to achieve simplicity. In 9th International Conference’s: Senses & Sensibility 2017: Design Beyond Borders. Funchal, Portugal.

Mendes, F., & Duarte, C. A. M. (2017). Design Education in a Stigmergic Context: Coworking Spaces as Learning Places Based on Local and Mass Collaboration. In Proceedings of DDC’17 4th – Design Doctoral Conference 17. Lisbon, Portugal.

2016

Mendes, F., & Duarte, C. A. M. (2016). Coworking: Open and Informal Design Classroom. In E. Duarte, C. Duarte, & F. Carvalho Rodrigues (Eds.), Design Doctoral Conference’16: TRANSversality - Proceedings of the DDC 3rd Conference(pp. 97–103). Lisboa: UNIDCOM/IADE. Retrieved from http://unidcom.iade.pt/ddc16/wp-content/uploads/2016/07/Proceedings-e-Book.pdf

2015

Mendes, F., & Duarte, C. (2015). Coworking as a S-gmergic and Informal Learning Space. In E. Duarte, C. Duarte, & F. Carvalho Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 339–345). Lisbon: UNIDCOM/IADE. Retrieved from https://www.dropbox.com/sh/f1mr2bepvh9eth5/AAA4zdGjmjc8_Eou6V2aTuUsa?dl=0

2013

Duarte, C. (2013). Simplicity in Design is also an Engineering parameter. In Advances in Industrial Design Engineering. INTECH.

Ph.D. SUPERVISONS

Current
  • Student: Fernando Emanuel de Pina Mendes
    Title: Design Education. From the Classroom to the Workroom: A Stigmergic Coworking Model
    Date: Desde 2015
    Area: Doutoramento em Design, IADE – Universidade Europeia
  • Student: Ricardo Graça Silva
    Title: A study of the contribution of author’s design to the increase of perceived value of Portuguese Design
    Date: Desde setembro 2017
    Area: Doutoramento em Design, IADE – Universidade Europeia


Concluded
  • Student: Maria Paula Trigueiros da Silva Cunha
    Title: Máquinas de venda automáticas: estudo de métodos visando a melhoria da acessibilidade a pessoas com necessidades especiais
    Date: Julho de 2008
    Area: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

  • Student: Ana Maria Vieira Rebelo Correia de Barros
    Title: Produtos de Apoio: Engenharia, Design e Desenvolvimento
    Date: Setembro de 2012
    Area: Universidade da Beira Interior, Portugal

MASTER SUPERVISONS

Current
  • Student: Student's Full Name
    Title: Thesis Title
    Date: Year
    Area: Area


Concluded
    • Student: Student's Full Name
      Title: Thesis Title
      Date: Year
      Area: Area