Carlos Guilherme Vieira Alves Rosa
Email: crosa@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area:Ciências Empresariais
Affiliation:UE-IADE
Category: Professor auxiliar
ORCID: 0000-0001-5733-523X
Awards:1º prémio do 2º Concurso Nacional de Inovação (BES / Siemens) em 2006, 1º prémio do Concurso de Inovação (DNA, C.M.Cascais) em 2008 e Iberian Country Winner da Lógica Consultants em 2011 com o projecto “Always On Monitor in Dialog with The Tribe”. Em 2018 a tese de mestrado sob sua orientação, de Patricia Oliveira “Tourism & Hospitality Living Lab, A device to control tourism satisfaction and quality of life in the city” foi vencedora do concurso mundial da melhor tese de mestrado organizado pela EDCOM/EACA _ Thesis Competition 2017-2018.
Languages: Portuguese, English, French, Spanish
Research Interests: (a) Branding, (b) Satisfação do Cliente e (c) Gestão do Conhecimento, e (d) Business Intelligence & Innovation Design. possuo fortes competências de suporte em metodologias de investigação - nomeadamente métodos experimentais - e em métodos mistos (quali-quanti) e estatísticos.
Nascido em Lisboa é presentemente investigador na UNIDCOM/IADE (Laureate International Universities) e investigador na URJC (Madrid); é membro da Comissão Científica do Departamento para os Estudos Pós-graduados, é Professor Auxiliar e foi Coordenador de Mestrado do IADE-UE, e Professor e investigador convidado na FHV-Vorarlberg University of Applied Sciences (Dornbirn, Austria) e no IADE-UE (Lisboa), escolas onde leciona: Psicossociologia do Consumo, Marketing Research, Gestão do Conhecimento, Marketing Management, Fashion Business, Comunicação Integrada de Marketing e Living Lab.
Phd Cum Laude em Ciências Empresariais (Marketing) pela Universidad Rey Juan Carlos em Madrid, possui um mestrado em Comunicação Educacional Multimédia e licenciaturas em Sociologia (ISCTE/IUL) e Business management (HTC da London University).
Fundador e senior partner do Klab - Innovation and Metrics Lab e director de research do M a rkla b — Laboratório de Psicossociologia em Ciências do Consumo, foi gestor na Unilever e no Reader's Digest; e consultor de research do Governo português no ICEPortuga I (Branding Portugal). Faz parte do Advisory and Dissemination Board do European Energy Efficiency Program 53C, desde 2013.
Autor de diversas publicações científicas, onde entre as mais recentes se destaca o livro: "Monitor Always On: Modelização Sincrónica da Qualidade do Serviço" (2014, Lisboa, ISBN: 978-989-95639-3-3), está presentemente a investigar e desenvolver "metric blended systems & co-creative business intelligence" para a gestão da inovação e do conhecimento e para o "branding" e desenvolvimento organizacional e territorial aplicado.
Autor do Brand JIT Knowledge Model: Just-in-Time Sync Metrics for Brand Development and Innovation para aferição do desempenho, melhoria contínua e inovação das marcas (IADE_UNIDCOM_Data Mining Lab). Em 2014 publicou o livro Monitor Always On: Modelização Sincrónica da Qualidade do Serviço. Edições IADE, Lisboa ISBN: 978-989-95639-3-3.
Foi galardoado com um 1° prémio do 2° Concurso Nacional de Inovação (BES / Siemens) em 2006, um 1° prémio do Concurso de Inovação (DNA, C.M.Cascais) em 2008 e I berian Country Winner da Lógica Consultants em 2011 com o projecto "Always On Monitor in Dialog with The Tribe". Em 2018 a tese de mestrado sob sua orientação, de Patricia Oliveira "Tourism & Hospitality Living Lab
Research projects
- Just in Time Knowledge Brand Model;
- Observatório do Consumo Consciente e Indíce Nacional do Consumo Consciente;
- Coletividades de Lisboa
- Lojas Centenárias
Main Publications
Gil, I. ., & Rosa, C. A. (2017). Brand Love: conjugated psychometric and biometric evaluation. What added value? In IV Congresso Internacional em Branding. Leiria, Portugal.
Gonçalves, A. R., Casaca, J. A., & Rosa, C. A. (2015). An Empirical Investigation to Understand Sustainable Fashion Purchase Intention. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 67–74). Lisbon, Portugal: UNIDCOM/IADE.
Dutschke, G., Rosa, C. A., Loureiro, A., & Casaca, J. A. (2015). Developing a Scale Measuring Organizational Happiness for Communication and Information Professionals: Content Analysis and Exploratory Factorial Analyses. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 373–380). Lisbon, Portiugal: UNIDCOM/IADE.
Rosa, C. A. (2015). Always On Dialogue: Just-in-Time Blended Sync Metrics for Brand Management.
Rosa, C. A., & Mendes, A. (2015). The Brand JIT Model: Just-in-Time Sync Metrics for Brand Development and SMEs Innovation. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 291–298). Lisbon, Portugal: UNIDCOM/IADE. Retrieved from https://www.dropbox.com/sh/1tonbljvv5eb5xj/AAA4nCRr6jOn_9PwLTQNiFo4a?dl=0
Rosa, C. A. (2014, May 20). Justin-time blended sync metrics for brand management - The always on dialogue model. 1st Direct & Digital Marketing Conference. Key Note Speaker. Lisbon, Portugal: Mediapost.
Mateus, A., Loureiro, A., Rosa, C. A., & Leonor, S. (2013). A methodology for appraisal and validation of User Centered Open Innovation Programs: a case study critical analysis of an energy supplier co-creative innovation program. In 2nd International Conference for Design Education Researchers. Oslo.
Mateus, A., & Rosa, C. A. (2013). A methodology for appraisal and validation of User Centered Open Innovation Programs: a case study critical analysis of an energy supplier co-creative innovation program. In DRS/CUMULUS em Oslo. Retrieved from http://www.hioa.no/eng/About-HiOA/Fakultet-for-teknologi-kunst-og-design/DRS-CUMULUS-Oslo-2013/Program/Program-PDF
Mateus, A., & Rosa, C. A. (2013). Living Lab: experience building a brand through co-creation. In EDCOM & IADE conference. Lisbon, Portugal.
Rosa, C. A. (2013, May 24). Dispositivo Always On Monitor De La Calidad De Servicio Para La ModelizacióN SincróNica De La SatisfaccióN Del Cliente, En DiáLogo DiacróNico”. Apto Cum Laude (unanimidad). Universidad Rey Juan Carlos.
Mateus, A., Loureiro, A., Rosa, C. A., & Leonor, S. (2013). A methodology for appraisal and validation of User Centered Open Innovation Programs : a case study critical analysis of an energy supplier co - creative innovation program. In J. B. Reitan, P. Lloyd, E. Bohemia, L. M. Nielson, I. Digranes, & E. Lutnaes (Eds.), Proceedings of the 2nd International Conference for Design Education Researchers(pp. 1633–1651). Oslo: Vargo & Lusch.
MASTER SUPERVISONS
Current
- Adriana Correa, Consumo Consciente: Atitudes e Comportamentos em Cascais. Mestrado Design e Publicidade 2018
- Mariana Lamas, Satisfação e condições de trabalho nas agências de comunicação em Portugal. Mestrado Design e Publicidade 2018
- Teresa Cerdeira, Country Branding e etnocentrismo em Portugal. Mestrado Design e Publicidade 2018
- Filipa Marques, Destino Turístico da Marca Cidade de Lisboa: controlo do desempenho e inovação pelo JIT KBrand Model 2018
- Ana Zinic, Just-In-Time branding for fashion business management – an experimental case study with the brand GUESS. Mestrado em Branding e Design de Moda 2018
Concluded
- Carolina Maciel , "Construção da Marca Turística Viana do Castelo - segundo o Just-in-time Brand Model", Setembro 2018
- Filipa Alves Mourato Amado, “City Branding: Turismo, Co-criação e Qualidade de Vida na Cidade”, Lisboa, 14 de novembro 2017.
- Inês Filipa de Oliveira Gil, “Brand Love: Avaliação de Medidads Biométricas e Psicométricas”, Lisboa, 14 de novembro 2017.
- Patrícia João Rodrigues Oliveira, “Tourism & Hospitality Living Lab - Dispositivo para controlo da Satisfação do Turismo e Qualidade de Vida na Cidade”, Lisboa, 28 de novembro 2016.