Image

Diamantino dos Santos Diniz de Abreu

Email: diamantino.abreu@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Engenharia de Gestão Industrial
Affiliation: UE-IADE
Category: Professor auxiliar
ORCID: 0000-0001-9837-9933


O desempenho dos Modelos Materiais Tridimensionais desenvolvidos segundo regras de semelhança é já conhecido e suportado por considerável investigação, sendo na nossa visão fulcral o seu papel, na eficácia do projeto de design, ao permitirem a validação e teste em semelhança de múltiplas dimensões de sistemas de design.

Verificamos no entanto, diversos percursos de design, certas opções e decisões de projeto, impossíveis de sustentar nas mesmas regras de semelhança, conforme as noções e especificações instituídas noutras ciências que as utilizam.

Sabemos pela experiência e face às evidências que a semelhança é fator transversal ao Projeto e por isso mesmo, também ao Design.

Estamos convictos que construímos Modelos Materiais Tridimensionais para testar em semelhança o Design!
Desta forma, face à evidente aplicação da noção de semelhança no Design, e à evidente não conformidade da sua aplicação com as instituídas regras de semelhança, justificamos a existência e utilização de Regras de Semelhança do Design próprias deste e segundo as quais, construímos em Rede de Semelhanças os Modelos Materiais Tridimensionais à Semelhança com que testamos fisicamente as dimensões dos Sistemas de Design que projetamos.

Esta nova abordagem à ação em Rede para o teste dos Sistemas de Design segundo as Regras de Semelhança do Design orienta e foca a nossa investigação, para que através da articulação de Descritores de Semelhança possam com simplicidade e rigor ser aplicadas no projeto, contribuindo assim para a resolução eficaz de problemas de Design.

No decurso desta investigação e, como seu resultado imediato, foram alterados significativamente os conteúdos das Unidades Curriculares que leciono e das quais sou regente, disponibilizando aos discentes uma base teórica atualizada e de elevado nível de abstração, o que naturalmente lhes permitirá uma base e direções de investigação singulares com elevado potencial de aplicação, na sua desejável relação com o tecido empresarial.
Alavancados nesta teoria geral, tem sido possível testar efetivamente múltiplas dimensões do design, pela construção de modelos e protótipos mais eficazes, bem como de produtos segundo a tecnologia cerâmica, com um elevado grau de eficácia a nível da produção, ampliando por conseguinte a eficácia do projeto.

Main Publications

Abreu, D. (2016). Modelo Material à Semelhança para teste do Design no Tempo, no Espaço e na Biologia. Universidade da Beira Interior. Retrieved from http://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/4187

MASTER SUPERVISONS

Current
  • Graça, Diogo Branco; Modelos no Desenvolvimento e teste no Design; 2018; Design de Produção


Concluded
    • Freitas, Andreia Patrícia; QR code: tendência de evolução comercial no ponto-de-venda físico de retalho; 2018; Design de Produção.