Image

Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira

Email: fernando.oliveira@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Design
Affiliation: UE-IADE
Category: Professor Auxiliar
ORCID: 0000-0002-8537-7469
Languages: Português e Inglês
Research Interests:
Branding (comunicação, cultura e comportamnto); Design gráfico/comunicação (Identidade visual, Visualização de informação e Tipografia); Cultura Visual


Fernando Oliveira é doutorado em Design pela FACULDADE DE ARQUITETURA da UNIVERSIDADE DE LISBOA e tem um mestrado em Design e Cultura Visual realizado no IADE-U. Atualmente é Professor Assistente do IADE-UE, onde exerceu as funções de Coordenador do Mestrado em Design e Cultura Visual (até 2017) e do Mestrado em Branding e Design de Moda (em parceria com a UBI). Exerce também funções parciais como Professor Adjunto convidado na ESART.

É membro da UNIDCOM (IADE-UE), membro do conselho pedagógico IADE-UE (2013/2017) e um participante ativo na orientação científica de teses de mestrado e doutoramento dos cursos da instituição onde leciona. Desempenha um papel importante no apoio a atividades extracurriculares com marcas como GALP, QUIKSILVER, EDP, PT, SOMELOS ou SOCIEDADE PONTO VERDE.

Desde 2015 que é membro do Comité Científico da Revista EDUCAÇÃO GRÁFICA (da FACULDADE de ARQUITECTURA, ARTE E COMUNICAÇÃO da UNESP no Brasil); da conferência internacional EIMAD _ESART/INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO (desde 2016), bem como da INTERNATIONAL DOCTORAL CONFERENCE do IADE-UE (2016 e 2017).

Foi membro de júri de Teses de Doutoramento (UNIVERSIDAD DE EXTREMADURA, Espanha e FACULDADE DE ARQUITETURA, Lisboa - 2016/17), bem como de teses de mestrado (IADE/UE; UNIVERSIDADE DE ÉVORA; UBI; ESART/IPCB; ESAD/IPL, desde 2007, presidindo as provas do Mestrado em Design e Cultura Visual do IADE-UE durante o tempo em que foi coordenador do mesmo (2015 a 2017).

A carreira académica também é marcada pela autoria de Workshops tais como o DIABRANDS (Brasil, 2013 e Eslovênia, 2013); o CARACTIVIDADE (Lisboa, 2013); o PICTOGRAMS STORIES (Eslovênia, 2011) e o PICTO(MOVE)GRAMS (Alemanha, 2009).

Tem artigos e capítulos de livros publicados (em contexto nacional e internacional) nas áreas do Design Gráfico e da Identidade Visual; na área Branding; na área da visualização de dados (no contexto de ferramenta de decisão para processo de design) e na área da Tipografia.

Como curador de Design Gráfico, implementou a exposição TYPE STUDIES na bienal da EXPERIMENTA DESIGN (no borders); a exposição TYPE STUDIES – FROM CLASS TO PUBLIC no IADE-U (Lisboa, 2013) e foi o responsável pela seleção das obras gráficas do IADE-U para a Publicação/Competição Internacional INDEX BOOK/B SELECTION - SCHOOLS (Barcelona, 2011).

Na intervenção no mercado, como designer independente, é especialista em Sistemas de Identidade Visual/Branding, desenvolvendo e dando consultoria em projetos nacionais e internacionais, como a BIODESIGN (2018), a PAPORI_ INTERACTIVE MARKETING (2016/17) a BODE EXPIATÓRIO (2017), KPL _KLEYA PREMIUM LIVING (2014/16) MATTA SHAPES SURFBOARDS EUROPE (2014/16), CORQUE – DESIGNING LIVING OBJECTS (2008/15), IADE – CREATIVE UNIVERSITY (2009/14), SPO SURFBOARDS (2008/15); ATRIUM _PORTFOLIO MANAGER (2011/12), AREIAS DO SEIXO _CHARM HOTEL & RESIDENCES (2009/12) e FLANAGAN SURFBOARDS (2008/10).

Na sua presença em empresas de Design, como diretor criativo, trabalhou em diversas áreas de negócio e em marcas como: PORTUGAL TELECOM, VODAFONE, CLIX e ONI (comunicações); AVIS (alugar-carro); ORACLE (tecnologia); ORATOL, MEDINFAR e JANSEN-CILAG (saúde), MARSANS (viagem); CRÉDITO AGRÍCOLA/SEGUROS e INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL (seguro); BPP e REDUNICRE (Banca e finanças); OPCA, ABRANTINA e SOMAGUE (construção); HAWORTH (mobiliário); IMPRESA (media); TORRAS PAPEL e SARRIÓ PAPEIS (papéis); BENFICA (desporto) e RIOPELE (têxtil).

Main Publications

2017

Rego, M. C., Oliveira, F., & Raposo, D. (2017). Rebranding and Redesigning in Contemporaneity. In Design Doctoral Conference’17. Lisbon, Portugal: IADE - Universidade Europeia, Edições IADE.

Andrade, P., Oliveira, F., & Lemos, A. (2017). Design process for photographic creation. In Design Doctoral Conference’17. Lisbon, Portugal: IADE - Universidade Europeia, Edições IADE.

Rego, M. C., Oliveira, F., & Raposo, D. (2017). Marcas Glocais. O global com estratégia local. In Proceedings 5o EIMAD 2017 – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design - IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco)/ESART. Castelo Branco, Portugal.

2016

Rego, M. C., & Oliveira, F. (2016). Branding and Rebranding in contemporary age. In E. Duarte, C. Duarte, & F. Carvalho Rodrigues (Eds.), Design Doctoral Conference’16: TRANSversality - Proceedings of the DDC 3rd Conference (pp. 57–64). Lisbon: UNIDCOM/IADE. Retrieved from http://unidcom.iade.pt/ddc16/wp-content/uploads/2016/07/Proceedings-e-Book.pdf

Oliveira, F. (2016). The Typo-Graphic Brand Marks and Metamorphosis. In 4.a CIDAG – Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas. Barcelona, Spain.

Oliveira, F., & Raposo, D. (2016). Metamorfosis - Dinámicas de comportamiento gráfico en las marcas contemporâneas. In L. Inurritegui & E. Fernandez (Eds.), Libro de Actas del Primer Congreso de Diseño Gráfico: Marcas Gráficas de Identidad Corporativa(pp. 161–168). San Sebastian: Servicio Editorial de la Universidad del pais Vasco. Retrieved from file:///C:/Users/Unidcom/Downloads/congreso_donosti2016.pdf

2015

Oliveira, F., & Mendonça, J. (2015). Linguagens de Síntese Visual em Processo de DNA: Estudo de casos de marcas de moda praia em Portugal. E-Revista LOGO, 4, 69–82. Retrieved from http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/3793

2014

Ricardo, M., Oliveira, F., Pereira, M., Miguel, R., Ribeiro, L., & Santos Silva, M. (2014). Creation a brand throught fashion design: TRAMADESIGN, combining tradition and with modernity and technology. In Book of Proceedings of Global Fashion 2014 – International Fashion Conference, Rethinking & Reworking Global Fashion. University College.

Vieira, V., Miguel, R., Oliveira, F., Pereira, M., & Lucas, J. (2014). Criação de uma marca de impermeáveis inspirada no lifestyle da cultura surf. In J. Machado & I. Saur-Amaral (Eds.), Conference Proceedings ICIEMC 2014 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour – 2014, Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behavior: Bridging the Gaps. Aveiro, Portugal: Edições IPAM.

2013

Oliveira, F. (2013). Diagramas no processo de Design: A esquematização na metodologia e no projecto de sistemas de Identidade Visual. Convergências, (12).

Oliveira, F. (2013). Modelo/diagrama de representação dos elementos componentes da linguagem visual das marcas,. In Brand Trends. Lajeado, RS, Brazil: Associação Internacional de Investigadores em Branding – Observatório de marcas. Retrieved from http://brandtrendsjournal.com/images/brandtrendsjournal/flips/revista5/index.html

Ph.D. SUPERVISONS

Current
  • MARIA CLARA SANTOS OLIVEIRA REGO. Rebranding versus redesigning: Contributos obre o pensamento e a evolução das marcas scontemporâneas (Ph.D em Design - IADE-EU)
  • Paulo Jorge de Moura Borges Dias Andrade. Contributos do Design na conceção da fotografia. (Ph.D em Design - IADE-EU)
  • SUSANA TERESA PATRÍCIO PEREIRA. Design e Herança Cultural - Comunicação emPalácios/Museu, (Ph.D em Design - IADE-EU).
  • ALEXANDRE MIGUEL NARCISO MAGALHÃES. Design estratégico nas maracs das cidades portuguesas e a sua relação com a Marca-País. (Ph.D em Design - IADE-EU)


MASTER SUPERVISONS



Concluded
    • Gil Filipe dos Santos. DESIGN E A CAPACIDADE DE CRIAR OBJECTOS QUE AGREGAM COMUNIDADES . _2017 (MA IADE-UE)
    • GONÇALO LIMA CARDOSO. h2o+nacl A letra através de uma interpretação estrutural de um elemento orgânico. _2017 (MA IADE-UE)
    • Ieva Marija Reika laite. Screen-Printing—Roots and Meaning in Contemporary Culture. _2017 (MA IADE-UE)
    • Inês Sá Rodrigues. A COMUNICAÇÃO INTERNA NA EMPRESA DECATHLON: AS APPS GOOGLE COMO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E CASO DE ESTUDO._2017 (MA IADE/IPAM-UE)
    • Inês Alessandra da Cunha Gomes. The Insomnia Project . Contributos sobre o papel dos Fashion Films na comunicação de Moda. _2017 (MA IADE-UE/UBI)
    • Alexandra Sulzynska . FashionDeli Lisbon Fashion Pop Up Market A curated pop-up retail concept showcasing and nurturing emerging fashion designers _2017 (MA IADE-UE/UBI)