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Flávio de Almeida

Email: flavio.almeida@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Design
Affiliation: UE-IADE
Category: Docente assistente
ORCID: 0000-0002-5228-8099
Research Interests: Design gráfico, Cultura visual, Análise de imagens, Multimédia, Audiovisual, Video Jogos, Cultura gráfica japonesa, Música.


Graduated in music, Master in design and visual culture and PHD in design. He teaches since 2009. He works in different areas such as music, design and audiovisual and multimedia production. He has worked in publications in countries as Germany, Australia, Spain, Denmark, Brazil, China, France, Portugal, Japan, England, Italy and for clients such as Computer Arts, MTV, Revista Raiz, Linotype, Die Gestalten Verlag, Experimenta Magazine.

Main Publications

Hobo, F. (2017). Kawaii e a abordagem emocional no Design Gráfico: bem-estar traduzido em imagens. Actas de Diseño, (23), 96–102.

Hobo, F. (2017). Cultura Visual Japonesa: a Intersecção entre a Arte e Design Gráfico. Revista ARS, 15(29), 146–173. Retrieved from http://www.revistas.usp.br/ars/index

Hobo, F. (2017). TempUs [Peça audiovisual em espetáculo multimídia para o 11oFestival Internacional de Percussão Tomarimbando].

Hobo, F. (2017). ANOT/HER.

Hobo, F., & Elias, H. (2017). Estética Glitch – O “Erro” Icônico. In Designa2016 Erro(r)(pp. 173–182).

Hobo, F., & Elias, H. (2017). NARRATIVE-VERSE: On Transmedia, Narrative And Digital Media Audiences. In Narrativa, Média e Cognição, Colóquio. Covilhã, Portugal. Retrieved from http://labcom-ifp.ubi.pt/files/narrativamediacognicao/

Hobo, F. (Designer de som e efeitos visuais). (2017). Ádito [Curta metragem]. Retrieved from https://vimeo.com/217068757

Hobo, F. (2016). A Sinergia Multimédia: Interpretação das Imagens e Sons. Comunicação Oral Apresentada Na XVI Semana Da História Da Arte. Porto, Portugal.

Hobo, F. (2016). Interseção Narrativa Entre Cinema e Tecnologia: Convergências e divergências. In III Simpósio “Fusões no Cinema.”Leiria/Coimbra, Portugal.

Hobo, F. (2016). Projeção comentada de Three Tales. Comunicação Oral Apresentada Na XVI Semana Da História Da Arte. Porto, Portugal.

Hobo, F. (2013). Análise Conotativa de Imagens Japonesas e a Estética Visual Kawaii: Intersecção Entre Design Gráfico e Aspectos Socioculturais. Revista Educação Gráfica, 17(3), 55–68.

Hobo, F. (2013). Japanese Visual Communication Survey: a Brief Analysis of Contemporary Graphic Designers from Japan. Revista Convergências, 6(11).

Ph.D. SUPERVISONS

Current
  1. “Representation of women in Italian adult comics of 1960s and 1970s and its transformation today.” (Título Provisório)
    Candidato: Olga Galeeva
    Área: Design (doutoramento)
    This study aims at outlining an analysis of the representation of female characters in Italian adult comic books of the 1960s and 1970s and examine transformation of female representation today.
    Conclusão prevista: dezembro de 2019.


MASTER SUPERVISONS

Current
  1. “The evolution of traditional cel animation and motion graphics” (Em andamento)
    Candidato: Rodrigo Mendes (Mestrado)
    Área: Design
    Dissertação de mestrado que irá refletir sobre a evolução das diferentes técnicas de animação e sua aplicabilidade em diferentes contextos e mídias.
    Conclusão prevista: setembro de 2018.
  2. “Animated Documentary: a self-sustaining community project” (Em andamento)
    Candidata: Ronja Panholzer
    Área: Design (Mestrado)
    Projeto de mestrado que irá criar um vídeo documental sobre uma comunidade auto sustentável no interior do Alentejo. O vídeo terá inserções de animações para dar suporte ao desenvolvimento da história documental.
    Conclusão prevista: setembro de 2018.
  3. “Videojogos em Compasso com a Música: Um Estudo Sobre a Música Como Fator Imersivo e Influente na Jogabilidade” (Em andamento)
    Candidato: Cláudio Moura de Moraes
    Área: Vídeojogos e Música (Mestrado)
    Co-orientadores: Prof. Mestre Paulo Dias, Prof. Mestre Breno Carvalho
    A investigação visa compreender a importância da música e sons na jogabilidade e demonstrar o quanto esses elementos são importantes para a conquista da imersão do jogador no mundo virtual e que ainda são capazes de interferir na sua performance.
    Conclusão prevista: outubro de 2019.
  4. “A Usabilidade e Interface dos Jogos Mobile para a Geração Pós Cinquentenária” (Em andamento)
    Candidato: Milthon de Marques Montagner
    Área: Vídeojogos (Mestrado)
    Será investigada as soluções gráficas que podem otimizar os jogos para o público com mais de 50 anos.
    Conclusão prevista: outubro de 2019.
  5. “Experiência sonora nos video jogos: imersão emotiva e técnicas de engajamento” (Em andamento)
    Candidato: Eduardo Galdino Silva
    Área: Vídeojogos (Mestrado)
    A investigação irá avaliar algumas técnicas de sons utilizadas nos vídeos jogos. Será feito um estudo sobre as trilhas sonoras e como elas influenciam na imersão do jogador e a narrativa do próprio jogo.
    Conclusão prevista: outubro de 2017.


Concluded
    1. “Narrativas Interativas na Web”
      Candidato: Tiago André
      Área: Design
      Projeto de mestrado que terá uma componente teórica e prática sobre adaptações de histórias em mídias tradicionais para o ambiente web.
      Concluído em Janeiro de 2018 com 17 valores.
    2. “Aplicação Turística Sobre a Ilha do Faial”
      Candidata: Mónica Sofia Dias
      Área: Design
      Projeto de mestrado que terá uma componente teórica e prática irá decorrer sobre aplicativos de turismo e a nova forma de se relacionar com as cidades. Será proposto um aplicativo específico para a ilha de Faial no arquipélago dos Açores.
      Concluído em Novembro de 2017 com 18 valores.