Image

Isabel Maria Bernardo Pereira Farinha

Email: isabel.farinha@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Sociologia, especialidade em Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação
Affiliation: IADE, EU
Category: Professor Auxiliar
ORCID: 0000-0002-1549-4328
Awards:
- PRÉMIO IADE INVESTIGAÇÃO E DOCÊNCIA 2016entreguena Cerimónia de Graduação do IA-DE 2016, pela Vice-Reitora para a Investigação e Coordenadora da UNIDCOM, Professora Emília Duarte.
- Prémio 2014 atribuído pela AE IADE pela coordenação das sete semanas criativas do IADE-U (in Agenda Semanal do IADE, 16 de Junho de 2014 - n.º 261).
- Prémio IADE Equipa do Ano 2012: O IADE-Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing distin-gue a equipa de Professores da Semana Criativa do IADE 2012 (Alexandre Duarte; Alexandre Ma-galhães; Catarina Lisboa; Cláudia Pernencar; Fernando Martins; Fernando Oliveira; Isabel Farinha; Laura Saldanha; Pedro Rodrigues; Ricardo Escovinha; Tiago Marques; Vasco Matias) com o pre-mio IADE Equipa do Ano pelo reconhecimento do mérito e da dedicação que esta equipa tem fa-cultado a esta instituição. Este prémio foi entregue pela Profª. Doutora Ana Margarida Ferreira, Vi-ce-Presidente do Conselho de Direção na GALA IADE 2012ª 8 de Junho.
Languages: Ingles (B1); Alemão (A2); Espanhol (B1)
Research Interests: Y
outh marketing, integrated marketing communication, school commercialism, in-school Marketing, Advertising to children, fundraising, creative Storytelling, photojournalism, storybuilder


Isabel Farinha has a PhD in Sociology (theme, School media: a place for consuming a “McDonalled” culture? - defended in ISCTE-IUL, 23/05/2013). She has an MA in Communication, Culture and Information technologies, completed in ISCTE-IUL,23/02/ 2006 (theme, “Captive Audience”? – Advertising messages in primary school textbooks).Her bachelor degree is also in Sociology concluded in ISCTE-IUL (1989). Actually she is the Master of Marketing Coordinator at IADE, Universidade Europeia and a researcher by UNIDCOM/ IADE in Lisbon. Her current scientific research is focused on in-school Marketing, advertising to children and youth marketing. In addition to these academic degrees, she is experienced in the fields of consultancy/mentoring and vocational training in programmes designed for corporate associations and has acquired professional experience in a marketing department and in media and advertising agencies as Planner and MediaSupervisor.

Research projects

  • PROJETO COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LISBOA (CML)
  • PROJETO RETROSARIAS CENTENÁRIAS DA BAIXA DE LISBOA UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS DA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO (UACS), CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA (CML)

Publications

2017

Farinha, I. (2017, February). No Title. General Chair of 1st International Youth Marketing and Media Forum, IYMMF. Lisboa, Portugal: Universidade Europeia.

Farinha, I. (2017). Sessão Plenária da International Youth Marketing and Media Forum. Keynote Speaker at Sessão Plenária Da International Youth Marketing and Media Forum, IYMMF. Lisbon, Portugal: Universidade Europeia.

Ferreira, A. M., Farinha, I., & Pinheiro, C. (2017). Senses & Sensibility for Social Innovation and Sustainable Behavior (workshop). 9th Senses & Sensibility, International Design Conference and Its Affiliated Conference: RHIZOMES. 24-27 Outubro. Funchal, Portugal.

Pinheiro, C., Farinha, I., & Ferreira, A. M. (2017). Impact practices: Communication & Design Case studies. In Proceedings of the 9th International Conference Senses and Sensibility 2017(pp. 98–105). Funchal.

Farinha, I., Pinheiro, C., & Ferreira, A. M. (2017). Moving Life in circles: communication & design in a circular economy. (Workshop) 9th International Conference Senses and Sensibility 2017th Senses & Sensibility, International Design Conference and Its Affiliated Conference: RHIZOMES. 24-27 Outubro. Funchal, Portugal.

Margarida, A., Farinha, I., Pinheiro, C., Souleles, N., & Rocha, H. (2017). Senses & Sensibility for Social Innovation and Sustainable Behavior : Sensing New Design [ Higher Education ] Landscapes. In 9th International Conference Senses and Sensibility 2017. Funchal.

2016

Farinha, I., Pinto, F., & Torres, C. (2016). Uma propaganda cheia de graça: as casas económicas do Estado Novo. Comunicação Oral Apresentada No IX Congresso Português de Sociologia Da APS. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.

Farinha, I. (2016). In-School Marketing: Best Practice Principles. In International Conference on Innovations in Science and education. Czech Republic.

2015

Farinha, I. (2015). Ads and Fundraising: A Quasi-Market School System. International E-Journal of Advances in Education, 1(1), 13–17. Retrieved from http://ijaedu.ocerintjournals.org/article/view/5000107128

Farinha, I., & Feldens, J. A. (2015). Dispositivos Fotográficos: entre Storytellers e Storybuilders, Teses e Antíteses. In XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul(pp. 1–11). Joinville: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Retrieved from http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-1202-2.pdf

Farinha, I., & Feldens, J. A. (2015). Dispositivos Fotográficos: entre Storytellers e Storybuilders, Teses e Antíteses. In XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul(pp. 1–11). Joinville: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Retrieved from http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-1202-2.pdf

Farinha, I., & Feldens, J. A. (2015). toryteller or “Storybuilder” Picture Stories. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 443–447). Lisbon, Portugal: UNIDCOM/IADE. Retrieved from https://www.dropbox.com/sh/1tonbljvv5eb5xj/AAA4nCRr6jOn_9PwLTQNiFo4a?dl=0

2014

Farinha, I. (2014). Ads and fundraising: A quasi-market school system. In INTCESS14- Inter-national Conference on Education and Social Sciences(pp. 36–39). Istanbul, Turkey.

Farinha, I. (2014). Do corporate sponsorships and ad campaigns threaten public education? In EAMS 2014 - International Conference on Economic, Accounting, Management and Social Science. Poland: University of Szczecin.

Farinha, I. (2014). Advertising images illustrating the contents of primary school textbooks: the portuguese case. Journal of International Scientific Publications, 12, 1183–1191.

Farinha, I. (2014). Corporate advertising in Portuguese public schools. In Mid-Term International Conference - Education and Citizenship: Theoretical issues, policies and practices, 8-9 September 2014. Lisbon, Portugal: ISCTE-IUL.

Farinha, I. (2014). A escola como canal de mídia e de consumo. Revista Luso-Brasileira de Direito Do Consumo, IV(14), 185–205.

2013

Farinha, I. (2013). In-school marketing: a way to sponsored curriculum programs. In International Journal of Arts & Sciences (IJAS) Multidisciplinary Conference. Vienna, Austria.

Farinha, I. (2013). O marketing escolar numa era de modernidade liquida. In I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/ III Encontro de Sociologia da Educação. Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho.

MASTER SUPERVISONS

Current
  • Dionisio, João (2018). Estratégia Digital: a marca Benfica a jogar fora da caixa. Relatorio de Estagio. Lisboa: IADE-Universidade Europeia
  • Malhão, Sara (2018). Dinamização do Turismo na Região de Setubal. Trabalho de Projeto. Lisboa: IADE-Universidade Europeia
  • Cutelo, Leandro (2018). Proposta de Identidade Visual e de Comunicação para Restaurante na Covilhã. Trabalho de Projeto. Lisboa: IADE-Universidade Europeia
  • Sabino, Miguel (2018). Relatório de Estágio na empresa t_insight. Relatorio de Estagio. Lisboa: IADE-Universidade Europeia


Concluded
    • Bexiga, Mariana Sofia (2017). Discriminação Étnica no Trabalho no âmbito do Marketing Social. Trabalho de Projeto. Lisboa: IADE-Universidade Europeia (orientadora).
    • Mariano, Ana Filipa Costa (2016).O Papel das Marcas nas Dinâmicas Sociais Online: Análise de presença das marcas concorrentes Pepsi e Coca-cola no Facebook em Portugal. Dissertação de Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, ISCTE-IUL (orientadora).
    • Costa, Ana Marta Serôdio da (2015). Design e desenvolvimento de uma mochila de campismo -27’s Pack. Trabalho de Projeto. Lisboa: IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (orientadora).
    • Gonçalves, Carolina da Silva Andrade (2015).Pousadas de Juventude: Imagem de Marca e Briefing de Comunicação. Trabalho de Projeto. Lisboa: IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (orientadora).
    • Guerra, Renata Jácome Sequeira (2015). O uso da Publicidade como ferramenta para a tentativa de mudança de estigmas sociais – a Homofobia. Trabalho de Projeto. Lisboa: IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (orientadora).
    • Viana, Marta Rodrigues (2015). Publicidade D'esperta. Trabalho de Projeto. Lisboa: IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (orientadora).
    • Martins, Inês Gomes Bento França (2015). ADPEOPLE+:b Plataforma de otimização de Recursos Humanos e de retenção de Talento. Trabalho de Projeto. Lisboa: IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (coorientadora).
    • Teixeira, Carolina Micaela da Conceição (2015).Marcas num contexto territorial e turístico: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels. Dissertação. Lisboa: IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (coorientadora).
    • Fernandes, Inês Filipa Cardoso (2014). A Imagem nas Campanhas Publicitárias. Relatório de Estágio. Lisboa: IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (orientadora).
    • Rodrigues, Vanessa Cristina Cansado Simões Valença (2010). A perceção da marca das crianças e sua influência no processo de compra. Dissertação. Lisboa: ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão, (coorientadora).
    • Serapicos, Susana Paula da Silva Costa (2010). Estudo da influência das marcas no comportamento dos adolescentes. Dissertação. Lisboa: IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (coorientadora).