Isabel Maria Bernardo Pereira Farinha
Email: isabel.farinha@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Sociologia, especialidade em Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação
Affiliation: IADE-UE
Category: Professor Auxiliar
ORCID: 0000-0002-1549-4328
Awards:
- PRÉMIO IADE INVESTIGAÇÃO E DOCÊNCIA 2016entreguena Cerimónia de Graduação do IA-DE 2016, pela Vice-Reitora para a Investigação e Coordenadora da UNIDCOM, Professora Emília Duarte.
- Prémio 2014 atribuído pela AE IADE pela coordenação das sete semanas criativas do IADE-U (in Agenda Semanal do IADE, 16 de Junho de 2014 - n.º 261).
- Prémio IADE Equipa do Ano 2012: O IADE-Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing distin-gue a equipa de Professores da Semana Criativa do IADE 2012 (Alexandre Duarte; Alexandre Ma-galhães; Catarina Lisboa; Cláudia Pernencar; Fernando Martins; Fernando Oliveira; Isabel Farinha; Laura Saldanha; Pedro Rodrigues; Ricardo Escovinha; Tiago Marques; Vasco Matias) com o pre-mio IADE Equipa do Ano pelo reconhecimento do mérito e da dedicação que esta equipa tem fa-cultado a esta instituição. Este prémio foi entregue pela Profª. Doutora Ana Margarida Ferreira, Vi-ce-Presidente do Conselho de Direção na GALA IADE 2012ª 8 de Junho. Portugal – 2016.
Languages: Ingles (B1); Alemão (A2); Espanhol (B1)
Research Interests: Youth marketing, integrated marketing communication, school commercialism, in-school Marketing, Advertising to children, fundraising, creative Storytelling, photojournalism, storybuilder
Isabel Farinha is an assistant professor (Phd) at IADE - Universidade Europeia in Lisbon. She is a researcher by UNIDCOM/IADE & ID: Co.Lab and her scientific work is about in-school Marketing, Integrated Marketing Communication and Blue Circular Economy.
In addition to these academic degrees, she has experience in the fields of consultancy/mentoring and vocational training in courses designed for corporate associations for Small and Medium Enterprises in the areas of Commercial Management, Marketing and Communication.
Moreover, she has acquired professional experience in a Marketing Department and in Media and Advertising Agencies as Planner and Media Supervisor.
Research projects
- BLUE CIRCULAR POSTBRANDING PROJECT - PROJETO DE INVESTIGAÇÃO & INOVAÇÃO EM ESPAÇO MARÍTIMO
https://bluecircular.org/
Data de início: 16 de dezembro de 2019 / Data de fim: 15 de junhoo de 2022.
Coordenadores científicos e coordenadores do projeto o Prof. Doutor Carlos Duarte e Prof. Doutora Isabel Farinha da UNIDCOM/IADE. Investigador sénior o Prof. Doutor Rui Miguel da UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR -Unidade de Investigação FibEnTech, Universidade parceira).
A comunidade piscatória da Capitania de Cascais (portos de pesca da Ericeira e Cascais) é convidada a recolher o lixo marinho na sua faina diária, trazendo-o para pontos de coleta em terra em parceria com o existente Projeto da APLM/Docapesca “A Pesca por um mar sem Lixo”.
A partir do lixo marinho (plásticos e redes de pesca) visa-se produzir artigos duradouros com impacto ambiental, social, visual e de consumo consciente. A implementação do modelo de Economia Circular Azul visa promover o envolvimento da sociedade civil, comunidade piscatória, esfera política e empresarial.
Palavras-chave: Economia Circular Azul, Sustentabilidade, Consumo Consciente, Ambiente Marinho; Ecossistemas; Desenvolvimento Local. -
PROJETO COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LISBOA (CML)
-
PROJETO RETROSARIAS CENTENÁRIAS DA BAIXA DE LISBOA UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS DA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO (UACS), CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA (CML)
Publications
2021
Salvador, M. L. C. & Farinha, I. (2021). Centenary haberdashery in downtown Lisbon. DISCERN: International Journal of Design for Social Change, Sustainable Innovation and Entrepreneurship, 2(2), 51-63. https://www.designforsocialchange.org/journal/index.php/DISCERN-J/article/view/56
Farinha, I., Duarte, C., Carvalho, M. G., (2021). Há mar e mar – Há plásticos e redes a pescar. Paper Privacy and Data Protection Magazine 1(4): 234-250. https://www.europeia.pt/content/files/pdpm_04_06_03.pdf.
Farinha, I., Duarte, C., Carvalho, M. G., (2021). Marine plastic pollution, design & circular economy. 11th Senses & Sensibility 2021: Designing Next Genera[c]tions, 9th-11th December 2021, Bari, Italy. https://senses2021.unidcom-iade.pt/.
2020
Farinha, I., Franqueira, T. & Teigland, R. (Co-chairs), (2020). Track Design for Social Innovation, Circular Economy and Sustainability In Duarte, E., & Rosa, C. (Ed.) Senses & Sensibility’19: Lost in (G)localization. Proceedings of the UNIDCOM 10th International Conference (pp.225-255). Lisbon: EDIÇÕES IADE, Universidade Europeia. ISBN: 978-989-54829-3-1
http://senses2019.unidcom-iade.pt/wp-content/uploads/2020/11/Proceedings-of-the-10th-International-Conference-SensesSensibility-19-Lost-in-Glocalization-Med..pdf
Oates, C., Agante, L. and Farinha, I. (2020), Editorial Introduction/IYMMF 2017 (coeditor), Revista Portuguesa de Marketing Vol 19, No 37, Special Issue on Children, Media Advertising and In-School Marketing, pp.65-69. Revista indexada à EBSCO Fuente Latina, ProQuest, Latindex.
Farinha, I. (2020). Circular Postbranding Project, Conferência Direito da Sociedade do Conhecimento: Propriedade Intelectual, Ambiente e Biodiversidade, online, 13 de outubro.
Farinha, I. (2020). Keynote speaker na Sessão Paralela Comunicação, Imagem e Marca no 1º Encontro - Visibilidade, Comunicação, Imagem, História Marítima, Artes e Letras e membro da Comissão organizadora do Encontro Economia do Mar – Por Rumos a Navegar do grupo EcoMarXXI, apresentou o Plano de Comunicação realizado pelos estudantes do IADE-UE na unidade curricular de Plano de Comunicação da Licenciatura de Marketing e Publicidade, no dia 20 de fevereiro de 2020 no Ericeira Business Factory (Revista de Marinha, no. 1014, Março-Abril, p.14), https://www.academia.edu/42880643/Revista_de_Marinha_no_1014_Mar%C3%A7o_Abril_2020 ;
2019
Farinha, I. (2019). Workshop “Marine Litter #NotEverythingThatComesToTheNetIsFish”. 10th Senses & Sensibility 2019: Lost in (G)localization, 27th-29th November, Lisbon, Portugal.
2018
Farinha, I. (2018). Workshop Organizer: Ethical Issues about In-School Marketing Activities and Educational Partnerships. IICE 2018: Ireland International Conference on Education, October 22-25, Dublin; Ireland http://www.iicedu.org/.
Farinha, I. (et al) (2018). Apresentação do Projeto “Uma árvore pela Floresta”. Ciência 2018 - Encontro de Ciência e Tecnologia em Portugal, de 2 a 4 de Julho no Centro de Congressos de Lisboa. (http://www.encontrociencia.pt/files/2018/1530_409_SA_3_Isabel_Farinha-_Cristina_Pinheiro-_Marcos_Bartilot.pdf)
2017
Farinha, I. (2017, February). No Title. General Chair of 1st International Youth Marketing and Media Forum, IYMMF. Lisboa, Portugal: Universidade Europeia.
Farinha, I. (2017). Sessão Plenária da International Youth Marketing and Media Forum. Keynote Speaker at Sessão Plenária Da International Youth Marketing and Media Forum, IYMMF. Lisbon, Portugal: Universidade Europeia.
Ferreira, A. M., Farinha, I., & Pinheiro, C. (2017). Senses & Sensibility for Social Innovation and Sustainable Behavior (workshop). 9th Senses & Sensibility, International Design Conference and Its Affiliated Conference: RHIZOMES. 24-27 Outubro. Funchal, Portugal.
Pinheiro, C., Farinha, I., & Ferreira, A. M. (2017). Impact practices: Communication & Design Case studies. In Proceedings of the 9th International Conference Senses and Sensibility 2017(pp. 98–105). Funchal.
Farinha, I., Pinheiro, C., & Ferreira, A. M. (2017). Moving Life in circles: communication & design in a circular economy. (Workshop) 9th International Conference Senses and Sensibility 2017th Senses & Sensibility, International Design Conference and Its Affiliated Conference: RHIZOMES. 24-27 Outubro. Funchal, Portugal.
Margarida, A., Farinha, I., Pinheiro, C., Souleles, N., & Rocha, H. (2017). Senses & Sensibility for Social Innovation and Sustainable Behavior : Sensing New Design [ Higher Education ] Landscapes. In 9th International Conference Senses and Sensibility 2017. Funchal.
2016
Farinha, I., Pinto, F., & Torres, C. (2016). Uma propaganda cheia de graça: as casas económicas do Estado Novo. Comunicação Oral Apresentada No IX Congresso Português de Sociologia Da APS. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Farinha, I. (2016). In-School Marketing: Best Practice Principles. In International Conference on Innovations in Science and education. Czech Republic.
2015
Farinha, I. (2015). Ads and Fundraising: A Quasi-Market School System. International E-Journal of Advances in Education, 1(1), 13–17. Retrieved from http://ijaedu.ocerintjournals.org/article/view/5000107128
Farinha, I., & Feldens, J. A. (2015). Dispositivos Fotográficos: entre Storytellers e Storybuilders, Teses e Antíteses. In XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul(pp. 1–11). Joinville: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Retrieved from http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-1202-2.pdf
Farinha, I., & Feldens, J. A. (2015). Dispositivos Fotográficos: entre Storytellers e Storybuilders, Teses e Antíteses. In XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul(pp. 1–11). Joinville: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Retrieved from http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-1202-2.pdf
Farinha, I., & Feldens, J. A. (2015). toryteller or “Storybuilder” Picture Stories. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 443–447). Lisbon, Portugal: UNIDCOM/IADE. Retrieved from https://www.dropbox.com/sh/1tonbljvv5eb5xj/AAA4nCRr6jOn_9PwLTQNiFo4a?dl=0
2014
Farinha, I. (2014). Ads and fundraising: A quasi-market school system. In INTCESS14- Inter-national Conference on Education and Social Sciences(pp. 36–39). Istanbul, Turkey.
Farinha, I. (2014). Do corporate sponsorships and ad campaigns threaten public education? In EAMS 2014 - International Conference on Economic, Accounting, Management and Social Science. Poland: University of Szczecin.
Farinha, I. (2014). Advertising images illustrating the contents of primary school textbooks: the portuguese case. Journal of International Scientific Publications, 12, 1183–1191.
Farinha, I. (2014). Corporate advertising in Portuguese public schools. In Mid-Term International Conference - Education and Citizenship: Theoretical issues, policies and practices, 8-9 September 2014. Lisbon, Portugal: ISCTE-IUL.
Farinha, I. (2014). A escola como canal de mídia e de consumo. Revista Luso-Brasileira de Direito Do Consumo, IV(14), 185–205.
2013
Farinha, I. (2013). In-school marketing: a way to sponsored curriculum programs. In International Journal of Arts & Sciences (IJAS) Multidisciplinary Conference. Vienna, Austria.
Farinha, I. (2013). O marketing escolar numa era de modernidade liquida. In I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/ III Encontro de Sociologia da Educação. Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho.
MASTER SUPERVISONS
- Leonor Isabel Pires Andrade, A publicidade como ferramenta para desplastificar o uso de produtos do nosso dia-a-dia, 2021. Tese de Projeto (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora),http://hdl.handle.net/10400.26/34862.
- Marta Vidigal Ribeiro, O Marketing Sensorial: a experiência do consumidor com a marca Lush Fresh Handmade Cosmetics, 2021. Dissertação (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora), https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/35573.
- Maria Clara Santiago de Oliveira Jaborandy, Os Efeitos da Publicidade Híbrida Para as Gerações Y e Z, 2020. Dissertação (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora), http://hdl.handle.net/10400.26/35114.
- Luísa Amorim de Oliveira Perdigão, A Influência do Tom Humorístico na Efetividade de Narrativas Ambientais, 2020. Dissertação (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora).
- Margarida Lestra Chaves Salvador, Retrosarias Centenárias da Baixa de Lisboa, 2020. Tese de Projeto (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora).
- Francisca Passos Roque Franco Carreira, Como a Linguagem do Cinema sedimenta a Mensagem Publicitária, 2020. Dissertação (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora).
- Constança Manuel de Moura Casas, Big Data como Ferramenta Estratégica na Indústria da Moda, 2019. Dissertação (Mestrado em Design e Estudos de Cultura Visual) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora).
- João Carlos Vitorino Dionísio, Estratégia Digital: A marca Benfica a jogar fora da Caixa, 2019. Relatório de Estágio (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora).
- Sara Patrícia Pereira Malhão, S´Tour- City Branding em Setúbal, 2018. Tese de Projeto (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora).
- Leandro Gonzalez Cutelo, Low and Slow - Restaurante Fast Casual na Covilhã, 2018. Tese de Projeto (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora).
- Mariana Sofia Bexiga, Discriminação Étnica no Trabalho no âmbito do Marketing Social, 2017. Tese de Projeto (Mestrado em Design e Publicidade) - IADE-Universidade Europeia, (Orientadora).
- Ana Filipa Costa Mariano, O Papel das Marcas nas Dinâmicas Sociais Online: Análise de presença das marcas concorrentes Pepsi e Coca-cola no Facebook em Portugal, 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação) - ISCTE-IUL, (Orientadora) https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/12804.
- Ana Marta Serôdio da Costa, Design e desenvolvimento de uma mochila de campismo -27’s Pack, 2015.Tese de Projeto (Mestrado em Design e Cultura Visual) - IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (Orientadora).
- Carolina da Silva Andrade Gonçalves, Pousadas de Juventude: Imagem de Marca e Briefing de Comunicação, 2015. Tese de Projeto (Mestrado em Publicidade) - IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (Orientadora).
- Renata Jácome Sequeira Guerra, O uso da Publicidade como ferramenta para a tentativa de mudança de estigmas sociais – a Homofobia, 2015. Tese de Projeto (Mestrado em Publicidade) -IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (Orientadora).
- Marta Rodrigues Viana, Publicidade D'esperta, 2015. Tese de Projeto (Mestrado em Publicidade). IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (Orientadora).
- Inês Filipa Cardoso Fernandes, A Imagem nas Campanhas Publicitárias, 2014. Teses de Relatório de Estágio (Mestrado em Publicidade) - IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (Orientadora).
- Vanessa Cristina Cansado Simões Valença Rodrigues, O mercado de influência das crianças na compra de Gadgets, 2011. Dissertação (Mestrado em Marketing) - ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão, (Orientadora).
- Susana Paula da Silva Costa Serapicos, A influência das Marcas na construção da identidade do sujeito ético, na adolescência, 2010. Dissertação (Mestrado em Publicidade) - IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, (Coorientadora).
Ph.D. SUPERVISONS
- Student: Ana Catarina Angélico da Costa Espada
Title: Design as a source of innovation to establish circular business models: how to prevent the single use of plastic?
Date: 2020
Area: Dissertação (Doutoramento em Design) – IADE – Universidade Europeia, (Coorientadora).