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Joaquim António Aurélio Casaca

Email: joaquim.casaca@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Gestão
Affiliation: UE-IADE
Category: Professor auxiliar
ORCID: 0000-0002-9588-8983
Awards:Prémio Banco Espírito Santo para o melhor aluno do Mestrado em Gestão
Research Interests:
Estatística multivariada aplicada ao marketing; Sustentabilidade; Marketing Research; Comportamento do consumidor; Consumo sustentável


Joaquim Casaca é Professor Auxiliar no IADE, Universidade Europeia desde 2010. Tem um Ph.D. em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa, um mestrado em Gestão, um MBA e uma pós-graduação em “Tecnologias e Ciências da Informação para as Organizações” e licenciatura em Economia pelo ISEG - Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa. Lecciona Tratamento e Análise de Dados, Finanças Aplicadas ao Marketing, Estudos de Mercado e Psicossociologia do Consumo na licenciatura de Marketing e Publicidade e Técnicas de Análise de Dados e Métodos Quantitativos em diversos mestrados. Tem livros publicados nas áreas de gestão, análise de dados (SPSS) e gestão da segurança da informação, assim como diversos artigos publicados em seminários e revistas científicas nacionais e internacionais na área de marketing e segurança da informação. É membro integrado da UNIDCOM, desenvolvendo actualmente investigação em performance de marketing, desenvolvimento sustentável e consumo consciente

Publications

2017

Casaca, J. A., Mendes, A., & Batista, A. (2017). papel da marca no mercado liberalizado de energia eléctrica – o caso do brand love. In IV International Congress On Brand(ing): New Developments to individual and Collective Well-Being. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.

Casaca, J. A., M, A., & Carvalho, J. (2017). O papel do marketing experiência no engagement e na lealdade à marca – o setor automóvel. In CIB’17 - IV International Congress On Brand(ing): New Developments to individual and Collective Well-Being. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.

2016

Casaca, J. A. (2016). Comunicação de Marketing: Do Marketing Tradicional ao Marketing Digital. Dirigir & Formar, 12, 3–8. Retrieved from https://www.dropbox.com/s/emef84828au1j2y/2016-Comunicao_de_Marketing_Do_Marketing_Tradicional_ao_Marketing_Digital.pdf?dl=0

Lucena, J. P., & Casaca, J. A. (2016). A medição das audiências televisivas e a presença física do espetador. Economia & Empresa, 21, 53–68. Retrieved from file:///C:/Users/Unidcom/Downloads/2363-9183-1-PB.pdf

2015

Gonçalves, A. R., Casaca, J. A., & Rosa, C. A. (2015). An Empirical Investigation to Understand Sustainable Fashion Purchase Intention. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 67–74). Lisbon, Portugal: UNIDCOM/IADE.

Dutschke, G., Rosa, C. A., Loureiro, A., & Casaca, J. A. (2015). Developing a Scale Measuring Organizational Happiness for Communication and Information Professionals: Content Analysis and Exploratory Factorial Analyses. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 373–380). Lisbon, Portiugal: UNIDCOM/IADE.

Pereira, P., Gama, A. P. da, & Casaca, J. A. (2015). Total market orientation, marketing effectiveness and organizational innovation. In E. Duarte, C. Duarte, & F. C. Rodrigues (Eds.), Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility: Design as a Trade(pp. 389–396). Lisbon, Portugal: UNIDCOM/IADE.

Lucena, J. P., & Casaca, J. A. (2015). How to Measure Sports Brand Equity: A Proposal for Football Industry. Chinese Business Review, 14(1), 49–59. https://doi.org/10.17265/1537-1506/2015.01.006

Casaca, J. A. (2015). Introdução ao Tratamento e Análise de Dados com o SPSS Statistics: Guia Prático. Lisbon: Edições IADE. Retrieved from http://bibliografia.bnportugal.pt/bnp/bnp.exe/registo?1919527

2014

Casaca, J. A., & Florentino, T. (2014). Information Security Research: Actual Trends and Directions. In ICTIC 2014 (Conference of Informatics and Management Sciences)(pp. 251–256).

Casaca, J. A., & Gama, A. P. da. (2014). Big Data Performance: The Marketeers Perspective. Journal of Management and Marketing, 2(1), 41–46.

Casaca, J. A. (2014). Gestão do risco na segurança da informação: Conceitos e metodologias. Lisbon.

Casaca, J. A., & Florentino, T. (2014). Information security risk perception: The case of the Portuguese SME. In Proceedings in Scientific Conference- ScieConf 2014(pp. 482–487). Slovakia: University of Zilina.

Lucena, J. P., & Casaca, J. A. (n.d.). Measuring brand equity - A case in football industry. In Proceedings in Electronic International Interdisciplinary Conference- EIIC 2014(pp. 105–111). Slovakia: University of Zilina.

Florentino, T., & Casaca, J. A. (2014). Real Estate Brokers in Premium Segment - Marketing and Communication through Technologies. In 21st Annual European Real Estate Society Conference(pp. 1–17). Bucharest, Romania.

Casaca, J. A. (2014). Determinants of the Information Security Effectiveness in Small and Medium Sized Enterprises. In Electronic International Interdisciplinary Conference(pp. 495–500).

2013

Lucena, J. P., & Casaca, J. A. (2013). Branding no Futebol - O Valor Económico das Marcas dos “Três Grandes” do Futebol Português. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 12(3), 33–46.

Casaca, J. A., & Faia Correia, M. (2013). Governo da segurança da informação: uma abordagem à realidade empresarial portuguesa. Revista de Política Internacional e Segurança, 1(8), 147–174.

Casaca, J. A. (2013). La función de los sistemas y tecnologías de la información y la comunicación en la evaluación y gestión de la performance. In A. P. da Gama & M. P. M. Ruiz (Eds.), Análisis de la performance en las empresas - Una perspectiva integrada(pp. 41–54). Barcelona, Spain: Editorial UOC.

Pestana, G., Heuchler, S., Casaca, J. A., Reis, P., & Metter, J. (2013). Complex Event Processing for Decision Support in an Airport Environment. Proc of the International Journal On Advances in Software, 6(3 & 4).

MASTER SUPERVISONS

Current
  1. Teresa Cerdeira, "O Efeito da Animosidade Económica e do Etnocentrismo na Imagem Produto-País", 2018, Mestrado em Design e Publicidade


Concluded
    1. João Carlos de Matos Cunha Viana de Carvalho “O papel do marketing experiencial na lealdade à marca: O sector automóvel”, 2018, Mestrado em Marketing (IADE)
    2. Soraia Inês Pires de Oliveira , “Os consumidores nas redes sociais – as suas motivações e as percepções das marcas”, 2018, Mestrado em Design e Publicidade (IADE)
    3. Ana Rita Gomes Batista ,“O papel da marca no mercado liberalizado de energia eléctrica: Estatuto de brand love”, 2017, Mestrado em Design e Publicidade (IADE)
    4. Mariana Fernandes Farinha dos Santos ,“Happy cities como um modelo de desenvolvimento sustentável: O caso de três bairros de Lisboa”, 2017, Mestrado em Marketing (IADE)
    5. André Silva Soares, “A influência da cultura organizacional, das características de liderança e marketing interno na performance organizacional”, 2017, Mestrado em Marketing (IADE)
    6. Ana Andreia Abreu, “Happy Place: Como criar locais felizes. Estudo de caso”, 2016, Mestrado em Marketing (IADE)
    7. Alexandra da Silva Garrido Bandeira Garcês, “Marketing Tribal, a Relação da Cultura e o Brand Love”, 2016, Mestrado em Marketing (IADE)
    8. João Marinho Falcão de Abreu Freire, “Posicionamento e Extensão de Marca – A Atitude do Consumidor Face à Extensão da Marca Apple para o mercado dos Frigoríficos”, 2016, Mestrado em Marketing (IADE)
    9. Solange Filipa Fernandes Roque Aleixo, “Marketing Territorial e as Happy Cities: Validação do Modelo e Proposta de Plano de Comunicação”, 2016, Mestrado em Marketing (IADE)
    10. Andreia Filipa Simões Neves , “Portugal Onway”, 2016, Mestrado em Marketing (IADE)
    11. Ana Rita Teixeira Gonçalves, “Moda Sustentável e Marketing Experiencial: Fatores que Influenciam a Intenção de Compra”, 2015, Mestrado em Marketing (IADE)
    12. Joana Antunes Salgueiro, “Medias Sociais - Novo Investimento em conteúdo online e a sua Importância na relação e Intenção de compra do Consumidor”, 2015, Mestrado em Marketing (IADE)
    13. Patrícia João Passos Pereira, “A Orientação Total para o Mercado, eficácia do Marketing e Inovação Organizacional”, 2015, Mestrado em Marketing (IADE)
    14. Magdalena Laura Teta, “Influência da orientação para o serviço na perfomance empresarial”, 2015, Mestrado em Marketing (IADE)