
José António Rousseau
Email: rousseau.jose@gmail.com
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Ciências Empresariais (Marketing)
Affiliation: UE-IADE
Category: Professor Auxiliar
ORCID: 0000-0002-3045-0729
IDENTIFICAÇÃO
- José António Pereira Rousseau
- Natural de Beja onde nasceu a 16 de Abril de 1957
- Residente em Praceta 5 de Outubro nº 4 r/c Esq. Bobadel
HABILITAÇÕES LITERÁRIAS
- Licenciatura em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa (1980)
- Pós-graduação em Distribuição e Logística pelo ISEG (2005)
- Mestrado em Gestão de Marketing pelo IPAM (2013)
- Doutoramento em Ciências Empresariais pela URJC de Madrid (2016)
ACTIVIDADE PROFISSIONAL
- Secretário-Geral da ANS – Associação Nacional de Supermercados, da APCC – Associação Portuguesa de Centros Comerciais e da CODIPOR – Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos, simultaneamente, entre 1981 e 1989.
- Fundador e director da revista “Distribuição Hoje” até 1989 e entre 1990 e 1994 diretor da revista “Shopping– Centros Comerciais em Revista”.
- Director Geral da SPCC – Sociedade Portuguesa de Centros Comerciais (grupo Sonae) entre 1989 e 1992.
- Director Geral da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição desde 1992.
- Consultor de empresas
- Presidente do Fórum do Consumo
OBRAS PUBLICADAS
- A Resiliência do Comércio, edição principia, 2017
- O ADN da Distribuição, edição Principia, 2016
- Manual da Distribuição, edição Exame 1997 e edição Principia, 2008
- Dicionário da Distribuição, edição AJE, 2001
- E-Business e Distribuição, edição Bertrand, 2001 (em coautoria)
- Estudos de Mercado e Consumidores, edição Principia, 2001 (em coautoria)
- Logística, edição Principia, 2001 (em coautoria)
- O que é a Distribuição, edição Principia, 2002
- Artigos técnicos e de opinião sobre o Marketing e Distribuição publicados em jornais diários, semanários e revistas da especialidade.
FUNÇÕES DOCENTES E DE FORMAÇÃO
- Monitor de Direito Administrativo, Teoria Geral de Direito Civil, Direito do Trabalho e Direito Internacional Público entre 1980 e 1985.
- Assistente convidado da Escola Superior de Polícia da cadeira de Teoria Geral do Direito Civil entre 1985 e 1989.
- Professor nas cadeiras de Distribuição Comercial, Logística Comercial do Curso de Marketing e Publicidade do IADE.
- Membro da Comissão executiva e docente do curso de pós-graduação em Distribuição e Logística e Agrobusiness, ambos do ISEG.
- Docente do curso de Mestrado em Marketing Management do ISEG
- Docente da Licenciatura em Marketing do IPAM
- Docente convidado da PG em Marketing Management da PBS
- Formador em acções desenvolvidas por diversas entidades públicas e privadas
- Organizador dos ciclos de conferências Rousseau
- Orador convidado em múltiplas conferências e seminários organizados por empresas, escolas e associações.
AGREMIAÇÕES CIENTÍFICAS
- Membro da Associação Portuguesa de Marketing.
Latest Publications
Loureiro, A., Rousseau, J., Rosa, C., & Gomes, A. (2017). Observatório do Consumo Consciente: Relatório 2015-2016. Fórum Do Consumo.
Rousseau, J. A. (2017). Resiliência do Comércio. As lojas centenárias de Lisboa. Lisbon: Editora Principia.
MASTER SUPERVISONS
Current
- Joana Manuela Pires Trindade;Um Romance Moderno:O Relacionamento entre marca e consumidores da geração Y e Z com as novas estratégias de felicidade;Marketing
- Elisa Leite de Campos;Criação e introdução de uma marca brasileira no mercado português.Marketing
- Cláudia Patrícia Santos Rodrigues;E-commerce como um impulsionador de marcas de moda
- Soraia Silva;Os Millennials e o Impacto do See Now Buy Now no Setor de Luxo
Concluded
- Carla Sofia Pereira Bernardo;A extensão da marca de moda de luxo para a beleza: cria ou destrói valor;Marketing
- Márcia Lopes da Silva;Marcas de retalho de moda: Branding e estratégias de comunicação;marketing