Image

José António Rousseau

Email: rousseau.jose@gmail.com
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Ciências Empresariais (Marketing)
Affiliation: UE-IADE
Category: Professor Auxiliar
ORCID: 0000-0002-3045-0729


IDENTIFICAÇÃO

  •  José António Pereira Rousseau
  •  Natural de Beja onde nasceu a 16 de Abril de 1957
  •  Residente em Praceta 5 de Outubro nº 4 r/c Esq. Bobadel

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

  • Licenciatura em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa (1980)
  • Pós-graduação em Distribuição e Logística pelo ISEG (2005)
  • Mestrado em Gestão de Marketing pelo IPAM (2013)
  • Doutoramento em Ciências Empresariais pela URJC de Madrid (2016)

ACTIVIDADE PROFISSIONAL

  • Secretário-Geral da ANS – Associação Nacional de Supermercados, da APCC – Associação Portuguesa de Centros Comerciais e da CODIPOR – Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos, simultaneamente, entre 1981 e 1989.
  • Fundador e director da revista “Distribuição Hoje” até 1989 e entre 1990 e 1994 diretor da revista “Shopping– Centros Comerciais em Revista”.
  • Director Geral da SPCC – Sociedade Portuguesa de Centros Comerciais (grupo Sonae) entre 1989 e 1992.
  • Director Geral da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição desde 1992.
  • Consultor de empresas
  • Presidente do Fórum do Consumo

OBRAS PUBLICADAS

  • A Resiliência do Comércio, edição principia, 2017
  • O ADN da Distribuição, edição Principia, 2016
  • Manual da Distribuição, edição Exame 1997 e edição Principia, 2008
  • Dicionário da Distribuição, edição AJE, 2001
  • E-Business e Distribuição, edição Bertrand, 2001 (em coautoria)
  • Estudos de Mercado e Consumidores, edição Principia, 2001 (em coautoria)
  • Logística, edição Principia, 2001 (em coautoria)
  • O que é a Distribuição, edição Principia, 2002
  • Artigos técnicos e de opinião sobre o Marketing e Distribuição publicados em jornais diários, semanários e revistas da especialidade.

FUNÇÕES DOCENTES E DE FORMAÇÃO

  • Monitor de Direito Administrativo, Teoria Geral de Direito Civil, Direito do Trabalho e Direito Internacional Público entre 1980 e 1985.
  • Assistente convidado da Escola Superior de Polícia da cadeira de Teoria Geral do Direito Civil entre 1985 e 1989.
  • Professor nas cadeiras de Distribuição Comercial, Logística Comercial do Curso de Marketing e Publicidade do IADE.
  • Membro da Comissão executiva e docente do curso de pós-graduação em Distribuição e Logística e Agrobusiness, ambos do ISEG.
  • Docente do curso de Mestrado em Marketing Management do ISEG
  • Docente da Licenciatura em Marketing do IPAM
  • Docente convidado da PG em Marketing Management da PBS
  • Formador em acções desenvolvidas por diversas entidades públicas e privadas
  • Organizador dos ciclos de conferências Rousseau
  • Orador convidado em múltiplas conferências e seminários organizados por empresas, escolas e associações.

AGREMIAÇÕES CIENTÍFICAS

  • Membro da Associação Portuguesa de Marketing.

Latest Publications

Loureiro, A., Rousseau, J., Rosa, C., & Gomes, A. (2017). Observatório do Consumo Consciente: Relatório 2015-2016. Fórum Do Consumo.

Rousseau, J. A. (2017). Resiliência do Comércio. As lojas centenárias de Lisboa. Lisbon: Editora Principia.

MASTER SUPERVISONS

Current
  • Joana Manuela Pires Trindade;Um Romance Moderno:O Relacionamento entre marca e consumidores da geração Y e Z com as novas estratégias de felicidade;Marketing
  • Elisa Leite de Campos;Criação e introdução de uma marca brasileira no mercado português.Marketing
  • Cláudia Patrícia Santos Rodrigues;E-commerce como um impulsionador de marcas de moda
  • Soraia Silva;Os Millennials e o Impacto do See Now Buy Now no Setor de Luxo


Concluded
    • Carla Sofia Pereira Bernardo;A extensão da marca de moda de luxo para a beleza: cria ou destrói valor;Marketing
    • Márcia Lopes da Silva;Marcas de retalho de moda: Branding e estratégias de comunicação;marketing