Image

Pedro Filipe Xavier Mendonça

Email: pedrofxm@gmail.com
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Ciências Sociais - Sociologia geral, com tese em temas de Comunicação, Marketing e Tecnologia
Affiliation: Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa.
Category: Professor adjunto
ORCID: 0000-0001-5879-1456
Languages: Portuguese, English
Research Interests:
Marketing e desenvolvimento técnico; propaganda e tecnologia; retórica e semiótica material; responsabilidade social e economia social; cocriação; tecnologias móveis

Pedro Xavier Mendonça é consultor no Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), além de investigador e professor do ensino superior. É licenciado em Filosofia-ramo educacional, pela Universidade de Coimbra; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, pelo ISCTE-IUL; e doutorado em Ciências Sociais-Sociologia Geral, pelo ICS da Universidade de Lisboa. Foi PhD visiting student na Universidade de Lancaster, Inglaterra. Os seus interesses de investigação concentram-se nos estudos sociais de tecnologia, com ênfase na relação entre desenvolvimento tecnológico, comunicação e utilizadores, com vários artigos publicados. Ultimamente, o seu trabalho analisa o papel do comportamento humano na cibersegurança. No CNCS, é coordenador do projeto Observatório de Cibersegurança e colabora no Programa de Sensibilização e Treino. 

 

Research projects

  • "Co-com - Cocriação em Comunicação e Markering, UNIDCOM/IADE-Universidade Europeia;
  • Comunicação e Velocidade, no âmbito da relação entre os grupos de trabalho de E. Trivinho PUC-S. Paulo e o de J. L. Garcia, do ICS-Universidade de Lisboa;
  • Media Sociais, ICREC-International Cooperation & Research Center, no ISCEM;"

Publications

2019
Mendonça, P. X. (2019) Marx: materialismo, luta de classes e fetichismo da mercadoria. In H. Martins e J.L. Garcia (org.), Lições de Sociologia Clássica, Lisboa: Ed.70.

 

 

2018

Mendonça, P. X. (2018) “Era bom que trocássemos umas palavras sobre o assunto”: análise à retórica da tecnologia. Estudos em Comunicação, Vol. 27, dezembro. DOI: 10.20287/ec.n27.v1.a06

 

 

2017

Mendonça, P. X. (2017). A Queda e o Foguetão: sobre a impossibilidade de corrermos para sempre. Revista Três Três.

Mendonça, P. X. (2017). Diminuição de Gestos e Imediatismo em Tecnologias de Informação e Comunicação. In E. Trivinho (Ed.), A Explosão do Cibermundo. São Paulo, Brazil: Annablume.

Mendonça, P. X., Garcia, J. L., & Fernandez-Esquinas, M. (2017). Marketing in the material construction of artifacts: A case study of a Portuguese navigation systems company. Technology in Society, 51, 24–33.

Mendonça, P. X. (2017). Recensão a Esfera Pública e Escândalo Político, de Hélder Prior, edição Media XXI. Análise Social, LII(4).

 

2016

Subtil, F., & Mendonça, P. (2016). Network, Utopia and Fetishism. In J. L. Garcia (Ed.), Pierre Musso and the Network Society. New York, USA: Springer.

Mendonça, P. (2016). Planificações do futuro tecnológico: dinâmicas de planeamento em marketeers e engenheiros. In M. Castanheira & A. Rosinha (Eds.), Gestão do Conhecimento: Conceitos e Práticas em Portugal e no Brasil. Rio de Janeiro, Brazil: Editora Publit.

Mendonça, P. (2016). Recensão a Béla Guttman: uma história mundial do futebol, de Detlev Claussen. Revista Três Três, (6).

 

2015

Mendonça, P., & Garcia, J. L. (2015). A interferência do utilizador na produção: estudo de caso a uma empresa de tecnologia. Análise Social, L(2).

Mendonça, P. (2015). Materialidade e sociedade: tendências sociotécnicas em tecnologias móveis. Scienciae Studia, 3(4).

 

2014

Mendonça, P. X. (2014). Utopia e deslocação. Revista Três Três, (3).

Mendonça, P. X. (2014). Towards a material semiotics’ rhetoric: an intensive process on mobile technologies. Techné, 18(2).

Mendonça, P. X. (n.d.). A Imitação nas coisas. Revista Três Três, (4).

Mendonça, P. X. (2014). Sistemas e Artefactos: em torno de uma semiótica material dos dispositivos de navegação. Scientiae Studia, 12(3).

 
2013

Mendonça, P. X. (2013). Arte e Técnica: danças e rodopios», Revista Três Três. Revista Três Três.

Mendonça, P. X. (2013). Caminho, Globalidade e Representação: notas sobre um sistema técnico. Revista Três Três.

Mendonça, P. X. (2013). A Quadratura do Círculo: marketing e responsabilidade social das empresas, notas para um marketing em sociedade. Comunicação e Marketing, 5(1), 3–11.

SUPERVISONS

Current
  1. Francisco Barros,“A gestão das IPSS: limites e virtudes”, desde 2015, Comunicação Empresarial


Concluded
  1. Crisália Ndelana (coorientação) "A comunicação organizacional como estratégia para a manutenção da Imagem Institucional", 16 de março de 2018, Comunicação Empresarial
  2. Fernando Baptista "Com conta PESO e medida – análise do modelo de PESO e sua integração nas áreas de atividade do marketing", 26 de outubro de 2016, Marketing Estratégico
  3. Ana Pais, “O uso da videoconferência em contexto empresarial”, 26 de novembro de 2014, Comunicação Empresarial
  4. Rita Castanheira, “Iconografia da comunicação pessoal nas empresas”, 26 de novembro de 2014, Comunicação Empresarial
  5. Ana Arsénio, "Parceiros de publicidade: uma escolha entre modelos de agências integradas e especializadas", 21 de julho de 2014, Marketing Estratégico
  6. Olga Benquerença, "A Internacionalização de uma Empresa de responsabilidade social", 7 de abril de 2014, Marketing Estratégico