Image

Rodrigo Hernández Ramírez

Email: rodrigo.ramirez@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Culturas e produção cultural
Affiliation: IADE, Universidade Europeia
Category: Professor
ORCID: 0000-0002-8214-8185
Languages: espanhol: língua materna; Inglês: bom (C2); português: bom
Research Interests: Os meus interesses académicos encontram-se na interseção da filosofia, da cultura digital, da investigação em design e dos new media studies. Em particular, debruço-me sobre os efeitos da digitalização nos fenómenos culturais, sobre as relações entre os seres humanos e a tecnologia, sobre a epistemologia, a ética, o design e a cultura visual. Os meus planos de investigação para os próximos anos focam-se no design de interação, na autotransformação através da tecnologia, na relação entre tinkering tecnológico artístico e lúdico e os processos de design, e as consequências culturais e epistémicas dos desenvolvimentos atuais das tecnologias imagéticas, desde a fotografia à realidade aumentada e à visualização de dados. Entre outros interesses, conto também os efeitos éticos, políticos e ambientais de fenómenos relacionados com tecnologias blockchain e inteligência artificial; em particular, questões relacionadas com alterações na governação, relações de poder e sustentabilidade.


A minha formação inicial foi em ciências da comunicação, design, filosofia da ciência e fotografia, mas, gradualmente, inclinei-me para a investigação das relações entre os seres humanos e a tecnologia e a pesquisa do design. O meu interesse pela tecnologia levou-me a concentrar-me na história e nos efeitos da digitalização nas práticas estéticas (em particular, na fotografia), mas também a autocompreensão humana e na cultura em geral.

O meu trabalho sobre relações entre os seres humanos e a tecnologia tem sido profundamente moldado por uma estrutura informacional. Comecei por investigar o conceito de informação, em busca de uma abordagem alternativa ao problema da indicialidade — e, por conseguinte, da natureza da verdade e da realidade — em fotografia. Ao início, encontrava-me disposto a aceitar a existência de um cisma ontológico entre as imagens analógicas e as digitais — as quais, seguindo Vilém Flusser, concetualizava como visualizações (de dados) — e propus que precisávamos de abandonar a ideia de que uma única abordagem teórica pudesse aplicar-se aos dois tipos de imagem (Hernández-Ramírez, 2013).

Insatisfeito com esses resultados e apercebendo-me de que poucas obras sobre teoria dos media esclarecem o significado de termos-chave como “dados”, “informação” ou “tecnologia”, procurei luzes nos software studies, na filosofia da informação e na filosofia da tecnologia. Na fase seguinte da minha investigação, concentrei-me em compreender a natureza e as origens do computador como ferramenta criativa (Hernández-Ramírez, 2015), e em determinar se a diferença entre artefactos digitais e tradicionais, em geral, seria realmente ontológica (Hernández-Ramírez, 2016). Partindo de uma compreensão pós-fenomenológica das tecnologias como “método de níveis de abstração”, desenvolvi uma concetualização de artefactos estéticos digitais como sistemas informacionais complexos (Hernández-Ramírez, 2018). Em suma, esta investigação demonstra que representações, sejam elas compostas de matéria ou de dados, podem ser compreendidas “simplesmente” como modelos, construídoscom granularidades diferentes, de uma realidade epistemicamente inesgotável e independente da mente. Analisando as ferramentas e as “coisas” que produzem artefactos estéticos gerados por computador — em vez de tentar classificar o conteúdo e o discurso destes —, o projeto amplia a nossa compreensão da sua natureza fundamental.

A complementar o historial académico acima descrito, tenho também experiência relevante como profissional dos media em vários setores criativos, tendo trabalhado sobretudo como designer e front-end developer, mas também como editor de vídeo, fotógrafo e assistente de produção. Criei e administrei conteúdos em plataformas online e trabalhei como social media manager, analisando tráfego e interesse dos utilizadores. Tenho experiência a colaborar com agências criativas, analistas de dados e especialistas de marketing. Conheço e domino métodos, processos e ferramentas necessárias ao desenvolvimento de diferentes media.