
Sara Patrícia Martins Gancho
Email: sara.gancho@universidadeeuropeia.pt
Degree: Ph.D.
Scientific Area: Design Management
Affiliation: UE-IADE
Category: Auxiliar Professor
ORCID: 0000-0002-2773-6099
Awards: 2013:“Highly Commended Paper Award” atribuído pela Universidade de Cambridge, Reino Unido “University of Cambridge” e pelo Instituto de Gestão do Design “Design Management Institute” pelo artigo publicado na conferência “Cambridge Academic Design Management Conference” intitulado: The impact of Design in social media today.
Languages: Portuguese, English
Research Interests: Branding, Design Management, Design Thinking, Business Design, Design.
Sara Gancho é doutorada em Gestão do Design pela Universidade de Lancaster, Reino Unido, detém o grau de Mestre em Design e Cultura Visual e a licenciatura em Design Visual pelo IADE. Tem experiência professional na academia como professora e investigadora mas também trabalha como consultora de gestão do design e como directora criativa. A nível académico já leccionou nas áreas relacionadas com Marketing, Design Management, Branding e Design em diversas instituições: IADE Creative University, Lancaster University e ESTAL (Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa). Neste momento é professora Assistente no IADE, Universidade Europeia e investigadora senior no grupo Envision Future pertencente à UNIDCOM/IADE.
Publications
2017
Gancho, S. (2017). Social Media – A literature review. E-Revista LOGO (Laboratory for Orientation of the Organization Genesis), 6(2). Retrieved from http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/4871/502
Gancho, S. (2017). Literature Review: Design Management Models and their relevance to Branding. In Proceedings of IADE/UNIDCOM’s and UMa International Conference Senses & Sensibility 2017: Design Beyond Borders, 24th to 27th of October. Funchal, Portugal.
2016
Gancho, S., Cooper, R., & Evans, M. (2016). The Value and Importance of Design When Branding for Social Media: Models for a Framework Analysis. Journal of Design, Business & Society Source Journal of Design, Business & Society, 2(121), 95–115. https://doi.org/10.1386/dbs.2.1.95_1
2015
Gancho, S., Cooper, R., & Evans, M. (2015). The value and importance of design when branding for social media. Models for a framework analysis. In Design for Business: Research, International Conference and Publication. Melbourne, Australia.
Gancho, S. (2015). The importance of design when branding for social media: models for a framework analysis. Lancaster University, Lancaster, UK, Design Management.
2014
Cooper, R., & Gancho, S. (2014). Branding Today - the importance of Design in social media strategy Branding hoje : A importância do design na. E-Revista LOGO, 18–30.
2013
Gancho, S., Cooper, R., & Martyn, E. (2013). The impact of Design in social media today – Highly Recommended Paper. In Proceedings of 2nd CAMBRIDGE ACADEMIC DESIGN MANAGEMENT CONFERENCE. Cambridge, UK.
MASTER SUPERVISONS
Current
- Marco Batalha - A perceção do público geral relativamente à validade dos processos de design thinking.Universidade Europeia, IADE no âmbito do Mestrado em Design Management. (Em curso).
- Thiago Janning - Gestão de Cobranding em Beauty Brands: Análise da Percepção no Instagram de parcerias com Bloggers. Universidade Europeia, IADE no âmbito do Mestrado em Design Management. (Em curso).
- Raquel Lima - Título Provisório “Design Thinking As A Social Tool To Redefine Aging- The Third Age As An Agent Of Social Transformation”. Universidade Europeia, IADE no âmbito do Mestrado em Design Management. (Em curso).
- Mariana Barreto – Título Provisório “ Sustentabilidade nas plataformas multidisciplinares das indústrias criativas”. Universidade Europeia, IADE no âmbito do Mestrado em Design Management. (Em curso).
- Maiara Daltoe – Gestão do Design de Moda sustentável: Metodologia para a criação de um projecto de coleção. Universidade Europeia, IADE no âmbito do Mestrado em Design Management. (Em curso - co-orientação).
- Inês Peças – Título Provisório “ Co-Creation processes between brands and consumers”. Universidade Europeia, IADE no âmbito do Mestrado em Design Management. (Em curso - co-orientação).
- Ana Caçador- A importância da interação para transmitir significado e emoções: desenvolver experiências através da relação homem-máquina. Faculdade de Belas-Artes, no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media (Em conclusão - co-orientação).
Concluded
- Alexandra Gebarowski - Mobilizing public projects with Lancaster City Council, dissertação apresentada ao Institute for the Contemporary Arts, Lancaster University, UK. (Completada: Pass with distinction) no âmbito do Mestrado em Design Management and Policy - 2012.